Semana da Literatura Amazonense reúne alunos no Parque do Mindu

Manaus – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início à Semana da Literatura Amazonense. Com ações coordenadas pela Divisão Regional de Educação I, o anfiteatro do Parque do Mindu recebeu aproximadamente 300 alunos de escolas da zona sul e centro-sul, que ouviram atentamente experiências de escritores renomados, como Thiago de Mello, Leyla Leong e o homenageado deste ano pela Prefeitura de Manaus, o poeta Tenório Telles.

“A ideia desta semana, é resgatar as histórias regionais por meio dos escritores convidados e suas experiências, que serão expostas neste dia. Além disso, pretendemos mostrar a literatura amazonense de forma diferente a todos os presentes”, explicou a responsável pelo evento e assessora de linguagem da DRE I, Darcley Abreu.

Para a aluna do 2º período, que estuda no CMEI Maria de Mattias, Giovanna Cardoso, 5, esta data representa um dia de aprendizado diferenciado. “Foi uma dia maravilhoso, pois estou ouvindo e aprendendo um pouco mais sobre os escritores daqui. Fiquei impressionada”, disse a aluna.

A escritora Leyla Leong reforçou o que Giovanna mencionou. “Eventos como este aproximam as crianças aos nossos livros e, consequentemente, faz com que os alunos se interessem mais pela leitura”, enfatizou.

No decorrer desta semana e da próxima, as escolas realizarão atividades culturais, como: exposições de livros, concursos literários, gincanas, feiras culturais, palestras, encontro com escritores, entre outras atividades voltadas para a valorização da literatura local.

As ações acontecem até o dia 14 de abril e estão em conformidade com a Lei Municipal nº 882, de 19 de setembro de 2005 e com o Decreto nº 8. 438 de maio de 2006, que institui a Semana da Literatura com objetivo de reconhecer a importância da literatura Amazonense, conhecer escritores e, principalmente, incentivar a formação do hábito de leitura nos alunos que fazem parte da rede municipal de ensino.

Foto: Ascom Semed

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.