Semana Ambiental da Criança é aberta alertando aos pais sobre queimadas

Prefeitura, através da sema, abre a Semana Ambiental da Criança
Prefeitura, através da sema, abre a Semana Ambiental da Criança
Prefeitura, através da sema, abre a Semana Ambiental da Criança

Manaus, AM A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deu início nesta sexta-feira, 9, à programação da Semana Ambiental da Criança, com um alerta aos pais sobre os riscos das queimadas urbanas.

A atividade foi aberta no Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, zona Leste, voltada para as crianças e também aos adultos residentes nas comunidades Areal do Mindu e Santa Bárbara, no entorno da unidade.

As zonas Norte e Leste de Manaus são as que lideram o ranking de denúncias de focos de queimadas na cidade, razão pela qual esse foi um dos temas abordados durante as atividades. Na abertura da programação, as crianças puderam participar de brincadeiras como corrida de saco e da colher e ainda participaram do tapete ambiental, onde receberam ensinamentos acerca da fauna e flora e sobre como fazer o plantio simbólico de mudas no parque. A iniciativa contou com o apoio da Gerência de Educação Ambiental da Moto Honda.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, deu as boas vindas aos presentes lembrando que o Parque Nascentes do Mindu é um espaço que pertence à comunidade e que deve ser conservado por ela.

“Estamos aqui hoje para homenagear as crianças, que são o futuro do nosso País e pedir para que os pais também colaborem com o processo de desenvolvimento delas, dando bons exemplos como descartar de forma correta o seu lixo, não provocar queimadas nos seus quintais e fazer o reaproveitamento de resíduos”, explicou, lembrando que a atividade teve também a finalidade de integrar cada vez mais a comunidade ao parque.

Como brindes pela participação nas brincadeiras, as crianças receberam brinquedos feitos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, a exemplo de garrafas pet e embalagens tetrapack.

Na oportunidade, os pais foram convidados a participar de uma oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, dentro do Projeto Semmas na Comunidade, para que aprendam a confeccionar as peças. A oficina será realizada no parque, ministrada pela técnica em educação ambiental Francisca Godinho, com data a ser definida pela própria comunidade.

“Além de contribuir com o meio ambiente, cada um de vocês poderá também gerar renda a partir da confecção de brinquedos e outras peças”, afirmou a técnica.

O Projeto Semmas na Comunidade vem realizando oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos no bairro Santa Etelvina, na zona Norte. No Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas também realiza oficinas, com a finalidade de incentivar o reaproveitamento de resíduos.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.