
Manaus – Sem alcançar a Meta, a Secretaria Municipal de Saúde, resolveu prorrogar a campanha anual de Vacinação Antirrábica será prorrogada até o próximo dia 29. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até a segunda-feira (19), a ação já havia atingido 191.999 animais, o que corresponde a 88% da meta, que é 218.157 cães e gatos.
Moradores de diversos pontos de Manaus, como D. Pedro II, e Kyssia, denunciaram que os vacinadores nãopsssaram pelos dois cojuntos e se o fizeram foi de forma displicente, considerando que cent4nas de animais ainda não goram vacinados.
A Semsa informou que a campanha foi prorrogada apenas como ‘medida de segurança’. “Os últimos dias da campanha serão utilizados como forma de resolver problemas pontuais que possam surgir e atender os donos de animais que ainda não vacinaram seus cães e gatos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, por meio de assessoria de comunicação.
Como acontece todos os anos, a vacinação dos animais está sendo feita por meio da visita de profissionais vacinadores/registradores, de casa em casa. Os profissionais foram contratados de forma temporária pela Semsa para atuar na campanha.
O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, José Horácio Pereira, informa que os donos de animais que não estiverem em casa durante a visita dos vacinadores, podem procurar um dos quatro postos fixos de vacinação que foram disponibilizados durante o período da campanha, distribuídos entre as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Postos fixos Na zona Norte, o posto fixo foi instalado no conjunto Osvaldo Frota, na rua C, quadra 67, dentro do CRAS da Cidade Nova. Na zona Sul, a vacina está disponível na sede do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), na rua Nicolau da Silva, nº 54, São Francisco, e também na sede do Disa Leste, rua das Rosas, s/n°, Jorge Teixeira. A sede do CCZ mantém o posto de vacinação na zona Oeste, na avenida Brasil, 2971, Compensa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3625-2655.
Amazonianarede