Segurança será reforçada em Tabatinga, na fronteira para o jogo Brasil X Colômbia

02-07tabaTabatinga – Um equipe de 20 policiais militares deve ser enviada à cidade de Tabatinga, para reforçar a segurança durante o jogo entre Brasil e Colômbia, que ocorre na sexta-feira (4).
Homens da Força Nacional devem dar apoio à fiscalização. O município amazonense faz fronteira com o país vizinho. No último jogo das duas seleções, moradores da cidade promoveram passeata e se juntaram à torcida do país colombiano. No entanto, houve confusão entre as torcidas, segundo a polícia.

A medida preventiva de reforço no policiamento foi assinada na terça-feira (1º) pelo juiz Federal Társis Augusto de Santana Lima.

De acordo com a ata da decisão, torcedores dos dois países não poderão cruzar as fronteiras em carreatas ou em formato de movimentos. A presença dos policiais deve iniciar momentos antes do começo do jogo até o período da noite, sem previsão de retirada das forças de segurança.

“O torcedor poderá se manifestar livremente dentro do município de Tabatinga. O que ele não poderá é cruzar a fronteira Brasil-Colômbia com a situação de fazer uma manifestação de massa no outro país, sobretudo, se o Brasil se consagrar vencedor dessa disputa, o que poderá gerar alguma animosidade com os torcedores colombianos, o que nós queremos evitar”, disse o juiz.
A ata da decisão prevê que o direito de manifestações será garantido, desde que os torcedores mantenham a ordem pública.

Os comandos policiais das cidades de Tabatinga e Letícia (Colômbia) serão orientados a providenciar o acompanhamento das manifestações dentro dos seus países.

Uma equipe do Exército também deverá ficar de prontidão para atuar, caso seja necessário. Quem quiser cruzar a fronteira, deverá apresentar documentação válida.

Força Nacional

O Ministério da Justiça determinou a permanência da força Nacional de Segurança Pública (FNSP), por mais 180 dias nos municípios de faixa de fronteira do Amazonas

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (2), a pedido do Governo do estado, e deve auxiliar no reforço das fiscalizações durante o Mundial.

Amazonianarede-JAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.