Segundo jogo em Manaus é sucesso de público e dos planos operacionais de transporte e trânsito

19-06jogoManaus – A Arena da Amazônia recebeu 39.982 pagantes, nesta quarta-feira, 18, para ver a goleada da Croácia sobre Camarões. O público que foi ao estádio pôde, novamente, contar com um esquema de trânsito e transporte que garantiram o acesso e retorno tranquilo à arena.
A Prefeitura de Manaus manteve toda a estratégia adotada no primeiro jogo e de acordo com o diretor de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Stanley Ventilare, a população entendeu todas as interdições realizadas e não houve transtornos.

“A população já está ciente de nossa operação e dos pontos de interdição. Por isso, tudo fluiu mais tranquilo. Muitos torcedores optaram pelo transporte público e os que vieram de carro usaram os estacionamentos privados próximos à arena”, esclareceu.

Na área do transporte público, a SMTU disponibilizou linhas especiais com ônibus diretos para a arena saindo de cinco pontos espalhados na cidade.

Mais de 2,3 mil pessoas utilizaram os ônibus que saíram do estacionamento da Sefaz, Praça da Matriz, Povos da Amazônia, Aeroporto e Praça da Saudade via Praça São Sebastião.

Na Avenida Djalma Batista o trânsito estava liberado somente para o transporte público, possibilitando que os torcedores desembarcassem próximos à arena.

Foi o que fez o torcedor John Elton, que preferiu ir de ônibus ao jogo embarcando no Terminal 3 na Cidade Nova, zona norte. “Foi um trajeto supertranquilo e confortável. Vim de ônibus e ainda fiquei bem próximo do estádio”, explicou.

A SMTU também disponibilizou o sistema ‘Transporta’ para cadeirantes e idosos que atendeu a 200 pessoas. Quem ia de carro podia estacionar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e seguir de micro-ônibus até a arena.

O torcedor José Barbosa foi acompanhado de sua esposa e utilizou o ‘Transporta’ pela segunda vez. “No primeiro jogo também fizemos o mesmo. Para nós é excelente”, disse o torcedor.

A esquina das avenidas Djalma batista com Pedro Teixeira foi outro ponto do ‘Transporta’. O torcedor Ricardo Sales, que é cadeirante, elogiou muito o sistema de transporte comparando com algo de primeiro mundo. “Sensacional, descobri isto quando vim no primeiro jogo e aprovo essa atitude, me sinto um privilegiado na minha própria cidade”, destacou.

Limpeza Pública

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) implantou nas avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, 22 big bags para ajudar na coleta de lixo no entorno da Arena da Amazônia. O subsecretário da Semulsp, José Rebouças, informou que a implantação dos sacos coletores veio para adequar cada vez mais os serviços de limpeza no entorno da Arena. “A ideia é aprimorarmos cada vez mais e deixarmos a cidade durante e depois dos jogos cada vez mais limpa”, afirmou.

De acordo com Rebouças, além dos big bags a limpeza segue com o auxílio de 22 catadores e mais 60 colaboradores da Semulsp. Trinta deles atuam antes e durante a realização dos jogos e os demais entram em ação logo após o término da partida.

Dispersão

A operação de dispersão também foi tranquila. O perímetro foi liberado por volta das 21h30. Todo o trabalho após a saída dos torcedores da Arena também foi acompanhado pelas equipes do Manaustrans. Segundo o agente Marlos Nicácio, a avenida Djalma Batista foi bloqueada até a dispersão do maior número de pessoas do estádio. A preocupação era para que não ocorressem acidentes. Enquanto a torcida deixava a arena, vários ônibus já estavam posicionados à espera dos passageiros.

Quem aprovou todo o trabalho foi o administrador Leonardo Santos. Ele foi de carro com a família para a Arena, mas optou em deixar o veículo em um dos estacionamentos sugeridos pelo Manaustrans. “Nós só temos a elogiar toda a organização. Tudo foi muito bem planejado e executado com muita tranquilidade”, afirmou.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.