Seduc reúne secretários municipais e estabelece pacto pela melhoria da educação

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Ao reunir 36 secretários municipais de educação e representantes educacionais de mais 17 municípios do Amazonas, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, convocou os gestores municipais a firmar um pacto colaborativo em prol da qualidade do ensino.

Realizada na sede da Seduc, a audiência foi pautada por medidas pedagógicas que podem contribuir com o aprimoramento dos sistemas públicos de ensino e impulsionar os indicadores da qualidade de educação do Amazonas.

Para o secretário da Seduc, a integração entre Estado e municípios é o melhor caminho para se obter melhorias a curto e médio prazo no campo da educação. “Como gestores, devemos reconhecer que a rede de ensino é uma só, posto que os estudantes migram naturalmente das redes municipais para a estadual, que é a responsável pelo ensino médio. Portanto cabe a nós firmamos um pacto conjunto visando a melhoria integral de nosso sistema público”, destacou Rossieli Silva.

Segundo o secretário, a reunião foi uma estratégia de mobilização na qual foram transmitidas orientações de cunho pedagógico aos gestores públicos municipais, cuja maioria tomou posse há três meses. As orientações transmitidas pelo secretário da Seduc estiveram embasadas em um diagnóstico recém elaborado a partir de avaliações realizadas com 210 mil estudantes do Amazonas matriculados no 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental em todos os municípios do Estado.

“Trata-se do Sistema de Avaliação do Desempenho da Educação do Amazonas (Sadeam), criado pela Seduc e que de forma inédita foi aplicado junto a dez mil alunos das redes municipais. Com esta avaliação obtivemos o diagnóstico educacional de cada um dos municípios e os repassamos agora para o secretariado, a fim de que eles, enquanto gestores, analisem os resultados e projetem ações de melhoria”, disse Rossieli.

O secretário lembrou que de porte destes resultados, as secretarias municipais de educação, se desejaram, podem requisitar à Seduc assessoria e apoio pedagógico para executar suas intervenções pedagógicas. “Daremos o apoio técnico necessário aos gestores públicos que nos procurarem, pois a ideia é firmamos uma rede colaborativa de parceria que, como prevemos, resultará na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de todos os nossos municípios”, citou Rossieli Silva.

Ações práticas – Sobre o diagnóstico específico da rede estadual de ensino, que compete à Seduc, o secretário informou que cinco ações estratégicas serão realizadas para assegurar a melhoria da educação: a divulgação do diagnóstico (resultados do Sadeam); a elaboração de materiais didáticos para auxiliar pedagogicamente as escolas; o direcionamento de orientações aos professores e também aos estagiários do programa de reforço escolar; uma maior atuação das coordenadorias (incluindo intervenções pedagógicas a escolas selecionadas) e ainda a criação de uma equipe técnica(Coaching) para oferecer suporte a professores e gestores escolares.

O encontro, parte da reunião ordinária regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), contou com a participação do presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Sidney Leite, do secretário municipal de educação de Manaus, Pauderney Avelino, da coordenadora interina da Plataforma Amazônia da Unicef, Elaine Almeida, além de 36 secretários municipais de educação.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.