Amazonas – Em busca de apoio às suas reivindicações, representantes indignas de várias etnias no Amazonas, se ruíram ontem na sede da Secretaria de Educação, num de ocupação neta quinta-feira, onde tiveram a oportunidade de serem atendidos pelo secretário de Educação Rossiele Soares, com quem mantiveram uma longa conversa.
As reivindicações dos indígenas atendidas pela Seduc, estão: a nomeação de um gerente de educação escolar indígena para a Seduc a partir da indicação que será providenciada por lideranças; a elaboração de material didático diferenciado, intercultural e bilíngue para uso de estudantes e professores indígenas e a realização de uma campanha de sensibilização de forma a abranger a sociedade para a importância dos povos indígenas, suas tradições e cultura, dentre outras providências.
Compromisso
A reunião ocorreu no auditório do Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan), localizado no bairro Japiim, anexo à sede Seduc, foi solicitada pelo Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Foreeia).
O secretário firmou com os representantes o compromisso, também, de constituir uma comissão para iniciar a elaboração de edital visando o lançamento futuro de um concurso público específico para o magistério indígena atendendo às demandas e especificidades das regiões indígenas do Estado.
Conselho Estadual
A Seduc também deve propor ao Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Ceei) a sugestão de mudanças em seu regimento de modo a agilizar os mecanismos burocráticos que hoje comprometem a celeridade da nomeação de seus conselheiros.
Outro pleito apresentado pelas lideranças e acatado pelo secretário Rossieli Soares , diz respeito à sugestão da Seduc assumir a coordenação das políticas educacionais do Amazonas.
“Neste pleito, em especial, podemos ir além. Vamos sugerir que criemos conjuntamente com líderes indígenas, uma comissão para discutirmos estratégias e ações para aprimorar a educação escolar indígena em desenvolvimento no Amazonas”, afirmou.
O titular da Seduc citou ainda que a Secretaria vai propor que as reuniões do Ceei sejam realizadas de forma itinerante, de modo a contemplar a participação, com maior destaque, de um número maior de indígenas que residem nos territórios etnoeducacionais do Amazonas que envolvem as regiões do Rio Negro, do Baixo Amazonas, Juruá/Purus, do Médio Solimões, do Alto Solimões, do Vale do Javari e Yanomami.
Amazonianarde-Assessoria