Manaus – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), capacitará 5.638 professores que atuam ministrando aulas em escolas públicas estaduais de ensino médio na capital e no interior do Amazonas. A ação é parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, firmado pelo Governo Federal, via Ministério da Educação e Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil.
As capacitações serão iniciadas neste segundo semestre de 2014 e se estenderão até 2015, seguindo um cronograma que prevê a capacitação de um grupo gestor, professores orientadores e a partir daí, os mais de 5,6 mil docentes inscritos.
Os trabalhos iniciaram nesta semana com a capacitação do grupo gestor, cujos profissionais estão ligados ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc. Com duração de quatro dias, a formação acontece até o final desta semana no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino da Ufam.
Pacto Nacional
Por meio do Pacto Nacional, o Ministério da Educação e as Secretarias Estaduais e Distritais de Educação assumiram o compromisso pelo fortalecimento, valorização e a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas do país.
Assim como nos demais Estados, no Amazonas, segundo o coordenador regional do Pacto, Luiz Carlos Cerquinho, o programa de formação será realizado no período de um ano e dividido em três etapas. “Nesta semana estamos capacitando um grupo gestor que após esta etapa repassará a metodologia para 276 professores-orientadores os quais, posteriormente, alcançarão 5.636 professores das escolas de ensino médio de todo o Estado”, explicou o professor, acrescentando que o processo beneficiará diretamente 173.967 alunos do ensino médio no Amazonas.
Segundo Luiz Carlos Cerquinho nesta semana o grupo gestor participa de atividades teóricas e práticas que abrangerão cinco temas, sendo eles: “Ensino Médio e formação humana integral”, “O jovem como sujeito do Ensino Médio”, “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e desafio da formação humana integral”, “Áreas de conhecimento e integração curricular” e “Organização e gestão democrática da escola”.
Abrangência
No Amazonas, professores de 399 escolas ligadas à Seduc terão acesso à referida formação. Estas escolas abrangem todos os municípios do Estado, incluindo unidades do Ensino Mediado por Tecnologias (Centro de Mídias), de ensino regular, de tempo integral, escolas de Educação de Jovens e Adultos, escolas de educação indígena e as que atendem pessoas em regime de acolhimento, internação ou ainda em regime de privação de liberdade (sistema prisional).
Fonte: Agecom