Secretário de Cultura entrega 40 violões para criação de orquestra em Maués

Entrega aconteceu no Espaço Cultural Edmundo Xavier de Albuquerque, onde também ocorreu uma oficina de grafite

Maués, AM – O secretário de Cultura, Denilson Novo, realizou a entrega de 40 violões, para a criação da Orquestra Popular de Maués, e 350 livros para o acervo da Biblioteca Municipal de Maués, na noite de sexta-feira (08/12). A entrega aconteceu no Espaço Cultural Edmundo Xavier de Albuquerque, onde o secretário também se reuniu com os artistas e produtores culturais do município.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ellen Mendonça, a partir do ano que vem também serão realizadas oficinas de violão e aulas de teoria musical. “Em Maués, temos um potencial incrível de artistas que podem contribuir com as oficinas e ensinar o domínio do instrumento. Queremos realizar as aulas na sede da Secretaria de Cultura do município”, disse.

Em reunião com os artistas, Denilson Novo ressaltou que o encontro é importante para o desenvolvimento de políticas públicas que possam alcançar a todos. “Maués tem expressões muito ricas e precisamos trabalhar para que estes movimentos artísticos não se percam. Conhecer estes agentes e fazedores culturais nos possibilita dialogar e entender quais demandas precisam ser priorizadas no município”, declarou.

O cantor Rodrigo Dias, vocalista da banda Ekos Maués, elogiou a iniciativa e disse que ações contribuem para o desenvolvimento do potencial artístico do município. “Maués é uma cidade que tem muita potencialidade, com os mitos, escolas de samba, grupos de dança, artistas plásticos e  esta ação vai ajudar a desenvolver mais uma expressão por aqui, além de dar uma opção para crianças e jovens saírem da rua”, comentou. “Eu acredito que a arte é uma caminho para a cura, tanto individual quanto coletiva, e dar estrutura para que as pessoas realizem a arte é louvável”, complementou o artista.

Oficina de grafite e estêncil

No Espaço Cultural Edmundo Xavier de Albuquerque também foi realizada uma oficina gratuita de grafite e estêncil com o artista visual Diego Batista. A oficina, com jovens a partir de 15 anos, na quinta e sexta-feira, foi uma das atividades realizadas pela Secretaria de Cultura do Estado durante a 38ª Festa do Guaraná.

Segundo o artista, os participantes serão capazes de criar o próprio material para usar nos muros do município de Maués. “Foram dois encontros de três horas, no qual eles passaram pelo processo de produzir o estêncil no computador, depois imprimimos para cortar e criar a tela para passar para os muros. Agora, eles já têm a capacidade para criar isso sozinhos”, explicou.

O artista plástico Pedro Paulo Tetsuro Neo, 22, foi um dos que participaram da oficina. Ele afirmou que aproveitou a oportunidade para ter um conhecimento mais amplo do grafite e aplicar em suas criações. “Minha área é com aerografia e achei muito interessante aprender mais sobre grafite e estêncil devido ao jeito rápido que se produz e a possibilidade reutilizar os materiais. Vou tentar utilizar a técnica na minha arte”, disse.

Amazonianrede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.