O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (10) que, caso a União Europeia não reveja barreiras e tarifas a produtos americanos, levará adiante sua intenção de impor tarifas a produtos europeus. Trump escreveu sobre o assunto no Twitter, horas depois de uma reunião entre EUA, UE e Japão para tratar das tarifas anunciadas por Trump à importação de aço e alumínio terminar sem esclarecimentos da Casa Branca.
“A União Europeia, países maravilhosos que tratam os EUA muito mal no comércio, está reclamando sobre tarifas ao aço e ao alumínio”, afirmou Trump. “Se eles retirarem suas barreiras horríveis e tarifas aos produtos dos EUA, nós também retiraremos as nossas. Grande déficit [em nossa balança comercial com os países do bloco]. Se não, nós taxaremos carros, etc. JUSTO!”, escreveu o presidente americano.
Mais cedo, a reunião para tratar das tarifas terminou sem avanços. A Comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström, disse que as conversas sobre o assunto devem continuar na próxima semana.
AMAZONIANAREDE-ESTADÃOCONTEÚDO