Amazonas – As maternidades da rede estadual de saúde já contam com aparelhos monitores de óxido nítrico, que permite tratar a hipertensão pulmonar de forma menos invasiva e mais eficiente, em bebês prematuros que necessitarem de tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai disponibilizar 14 aparelhos para as maternidades da rede estadual. Os aparelhos foram adquiridos por meio de contrato comodato, firmado entre a Susam e a empresa White Martins.
O primeiro aparelho foi entregue na quarta-feira (5), na Maternidade Balbina Mestrinho, bairro Praça 14, zona Sul, onde a equipe que trabalha na UTI neonatal recebeu um treinamento sobre a forma correta de instalar o equipamento e como ele deve ser utilizado.
O diretor da Maternidade Balbina Mestrinho, Marco Lourenço, informa que a hipertensão pulmonar é bastante incidente entre os recém-nascidos prematuros. Ele disse também que, na prática, o monitor permite a inalação de óxido nítrico no paciente, que funciona como um vasodilatador dos pulmões, possibilitando a melhoria da oxigenação do organismo.
Amazonianarde-RT