Sarau literário auxilia estudantes na preparação para o PSC e Enem

(Foto: Divulgação)

Objetivando levar os estudantes a um maior entendimento e interesse pela literatura, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), que hoje funciona como Escola Estadual de Tempo Integral, realizou na última semana a 4ª edição de seu Sarau Literário, que teve a proposta de trabalhar de forma diferenciada as obras de amazonenses, além de outros importantes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Pablo Neruda e Fernando Pessoa, que consagram a literatura brasileira e mundial.

Os temas abordados no Sarau foram escolhidos de acordo com os conteúdos que constam no programa de estudos do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para que os alunos aproveitassem a oportunidade para conciliar as duas atividades. Os temas também estão relacionados com o que é cobrado como conteúdo de Literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O evento aconteceu no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida 7 de Setembro) com a participação de estudantes do ensino médio da escola, que protagonizaram apresentações de dança, de músicas e declamações de poesias. O Sarau também contou com a participação de ex-alunos do IEA, que participaram das edições passadas e que não perderam o interesse pela poesia.

De acordo com a estudante do 2º ano do ensino médio do Instituto, Stephany Colares, 16, que participa das atividades há várias edições, o Sarau Literário é de suma importância, pois enriquece o conteúdo literário e ajuda na melhoria da expressão corporal dos estudantes.

“O projeto é relevante, nos levando a uma pesquisa detalhada sobre a vida e obra dos autores e poetas, favorecendo o estudo para os vestibulares. Além disso, a participação no Sarau é um auxílio para melhorarmos nossa expressão corporal, desenvoltura e perda da timidez”, comentou a estudante.

Segundo a professora Marla Barbosa, idealizadora do Sarau, a iniciativa do projeto surgiu em sala de aula, fazendo leituras de poemas com os alunos. “Eu percebia o grande entusiasmo dos jovens ao participar de atividades dinâmicas e diferentes. Então, vi a necessidade de tornar isso concreto”, enfatiza a professora.

Sarau literário – Produto da experiência de sala de aula quando houve a necessidade de fazer atividades práticas para atender o novo formato do ensino médio, implementado pela escola de tempo integral, o Sarau Literário chegou em 2013 à sua 4ª edição promovendo cultura e comemorando conquistas.

“No inicio, foi apenas uma estratégia para facilitar a exposição dos conteúdos de literatura amazonense, permitindo aos alunos um conhecimento mais apurado dos poetas locais e instruindo-os para o exercício da declamação. Com o passar dos anos, com a experiência adquirida e como conseqüência do empenho dos estudantes, o projeto e as pesquisas foram ampliadas para pesquisas de autores nacionais e estrangeiros. Os resultados são animadores”, comentou Marla Barbosa, professora idealizadora da atividade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.