Santana: Resgatados três mortos na queda de píer

Amazonianarede – O Liberal

Macapá – Foram resgatados, nas primeiras horas da manhã de anteontem, os corpos de três dos seis trabalhadores desaparecidos no desmoronamento que atingiu o porto da mineradora Anglo American, em Santana, na madrugada do dia 28 (quinta-feira).

Todos estavam nas imediações da área onde ocorreu a queda do píer, no delta do Rio Matapi, a menos de 5 quilômetros do local do acidente. O acidente foi provocado por uma onda “incomum”, de grandes proporções, no rio Amazonas.

Um dos cadáveres foi localizado pelos bombeiros, que ainda fazem busca no local. Os outros dois foram encontrados por tripulantes de pequenas embarcações de ribeirinhos da região. Os corpos localizados são de Manoel Moraes (funcionário da Anglo American), Eglison Nazario dos Santos (da AIS) e Josmar Oliveira Abreu (da Juvic).

Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal para o reconhecimento pelos familiares, seguido de necropsia. A Anglo American está custeando todas as despesas com translado, velório e sepultamento das vítimas.

As buscas no local continuaram durante todo o dia de ontem. Mergulhadores do corpo de bombeiros disseram que as dificuldades são enormes em razão da turbidez das águas do rio Amazonas e das estruturas metálicas imersas no local. Desde ontem, uma balsa equipada com um guindaste com capacidade para 60 toneladas está sendo utilizada para remover os escombros e facilitar o trabalho dos mergulhadores.

O desmoronamento de terra ocorreu na madrugada de quinta-feira, destruindo completamente o píer de embarque e tragando máquinas equipamentos e veículos para dentro do rio Amazonas. O navio Sabrina Venture, de bandeira chinesa, que estava sendo carregado no momento do acidente, também sofreu avarias. A embarcação agora está em frente ao distrito da Fazendinha aguardando perícia.

MERGULHADORES

A Anglo American – Sistema Amapá informou ontem à tarde que, em colaboração com o Corpo de Bombeiros, está contratando mergulhadores para auxiliar na busca das três vítimas ainda desaparecidas do acidente no Porto de Santana, no Amapá.

Já foram resgatados três corpos do acidente, que ocorreu por volta da meia-noite da última quinta-feira, dia 28, quando parte do terreno onde se localiza o píer flutuante utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro desmoronou. As causas do desmoronamento ainda estão sendo investigadas.

O embarque de minério de ferro da empresa pelo porto está suspenso e não há previsão para a retomada das atividades. A Anglo American informou também que a produção de minério de ferro no Sistema Amapá não foi paralisada em função do acidente no porto. No ano passado, a produção no Sistema Amapá somou 7,2 milhões de toneladas. A mina está localizada em Pedra Branca do Amapari, a cerca de 200 km de Santana.

“A Anglo American lamenta profundamente pelo acidente e continua a trabalhar em parceria com as autoridades locais nas atividades de busca e na segurança da área impactada”, disse a companhia, em nota.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.