Salões de beleza autuados recebem orientação da Visa Manaus

28-07salaoManaus – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), iniciou na sexta-feira, 25, a inspeção em 14 salões de beleza da zona Leste.
Na ação foram encontrados estabelecimentos sem o licenciamento sanitário, apreendidos materiais de manicure e pedicure, produtos com prazo de validade vencido e constatada a falta da autoclave, equipamento de esterilização de alicates, pinças de metal e tesouras, exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o efetivo na equipe de 28 fiscais, a Visa Manaus buscou orientar e educar os proprietários quanto ao cumprimento das normas sanitárias e de legalização dos estabelecimentos junto à Prefeitura de Manaus.

“Nossa ação é educativa. Contudo, uma vez constatada as infrações, os salões serão autuados por nossos fiscais”, observou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, que acompanhou pessoalmente a blitz.

A fiscalização da Visa Manaus encontrou também salões, situados na avenida Autaz Mirim, São José 1, que estavam com sua documentação atualizada e cumprindo com as instruções sanitárias. É o caso do Salão Lúcia’s Coiffer, da proprietária Leodinéia da Silva. “Todos os anos, a Visa Manaus nos fiscaliza e agora estamos preparados para atender melhor nossos clientes”, disse.

Os cuidados adotados no salão de Leodinéia da Silva foram fundamentais para a escolha do espaço pela técnica em Saúde Bucal, Cristiane Neves. “Fiz a opção pelo salão porque vi que ele tem uma sala de esterilização de equipamentos”, disse a técnica.

Apesar da postura de Cristiane, o comportamento dela não reflete o que pensa a maioria das pessoas que fazem uso dos salões de beleza em Manaus. “Isso aumenta o risco de contaminação, principalmente das hepatites virais B e C”, alertou o secretário Homero de Miranda Leão.

A gerente de Vigilância em Serviços, Ingrid Corrêa, informou que os salões de beleza onde foram encontradas infrações ao Código Sanitário de Manaus e às normas da Anvisa foram autuados e seus responsáveis convidados a comparecer a sede da Visa Manaus, no conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste a fim de regularizar suas pendências. “Eles têm 72 horas para se manifestar”, observou.

Segundo o secretário de Saúde, as ações de prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores de salões de beleza, expostos ao uso constante de produtos químicos, dependem da conscientização de proprietários e empregados desses estabelecimentos. “De outro lado, essas instruções da Visa Manaus são importantes inclusive para os próprios clientes dos salões”, afirmou.

Orientações da Visa Manaus:

1. Toalhas e lençóis devem ser devidamente lavados e trocados a cada cliente;

2. Lixas para unhas e pés, espátulas de madeiras e lâminas não podem ser reutilizadas;

3. Alicates, pinças, afastadores e tesouras devem ser esterilizados após o uso;

4. Ceras para depilação devem ser fracionadas em porções suficientes para cada cliente;

5. Escovas e pentes devem ser limpos após o atendimento a cada cliente;

6. Cadeiras, armários, macas, colchões, travesseiros e almofadas devem ser revestidos de material impermeável, resistente, de fácil limpeza e desinfecção, mantidas em bom estado de conservação e higiene;

7. Trabalhadores de salões de beleza devem receber equipamentos de proteção (óculos, máscaras, luvas e jalecos);

8. Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfurocortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e Tétano. Esses materiais devem ser descartados após o uso;

9. Todos os produtos devem estar dentro do prazo de validade;

10. É vetada a reutilização de embalagens de produtos químicos;

11. Produtos que devem ser mantidos sob refrigeração devem ser guardados em refrigeradores específicos, com termômetro e registro diário de temperatura, não podendo dividir espaço com alimentos.

12. As denúncias de irregularidades podem ser feitas pela população por meio do Disque Denúncia 088 092 0123.

Amazonianarede – Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.