Manaus – Para desafogar mais o trânsito na área, a Prefeitura anuncia a construção de duas novas alças de retorno serão construídas no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado. As obras, segundo a Seminf, deverão começar nesta segunda, com a previsão de execução para 45 dias, com entrega até o final de janeiro de 2016. O objetivo é reduzir em 23% o fluxo de veículos na rotatória.
Com a intervenção, os motoristas que estiverem na Alameda Cosme Ferreira no sentido São José/Coroado terão a opção de retornar em direção ao São José sem precisar entrar na rotatória.
Já os motoristas que estiverem na Avenida André Araújo, no sentido Aleixo/Coroado e desejarem retornar no sentido do bairro Aleixo poderão fazer o retorno no pé do viaduto (passagem de nível), sem circular toda a rotatória.
A medida é parecida com as intervenções feitas nas avenidas Efigênio Sales e Rodrigo Otávio que receberam duas alças de retorno construídas e entregues pela Prefeitura de Manaus, em outubro deste ano.
Rapidez no trânsito
Desde a liberação dos retornos, a fluidez na rotatória melhorou em 15%, segundo dados do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Conforme levantamento feito pelo órgão, antes dos dois primeiros retornos, o fluxo na rotatória era de 12 mil veículos por hora durante o rush, que vai de 6h às 8h e das 17 às 19h.
Com a implantação das alças, o volume de veículos foi reduzido em 15%, o que corresponde a, aproximadamente, 1.800 veículos (hora/pico) a menos em circulação.
A expectativa da prefeitura de Manaus é que com as duas novas intervenções, o volume de veículos reduza em mais 8% na rotatória, ou seja, aproximadamente 800 veículos a menos por hora de pico, o que totalizaria aproximadamente 2.600 carros a menos com todas as intervenções.
Amazonianarede