
Manaus, AM – Foi inaugurado neste sábado, o Centro de Integração Social do Autista, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da capital. O espaço foi idealizado pelo grupo Rotary Club de Manaus e tem a missão de desenvolver e capacitar a criança autista, preparando-a para o futuro profissional.
“O grupo Rotary pensou em seguir o lema: seja um presente para o mundo. Nada mais digno que fazer um projeto sobre a integração do autista na sociedade. Vamos iniciar o trabalho com o apoio de todos, Estado, Município e demais órgãos que puderem nos ajudar na doação de profissionais capacitados”, disse a presidente do Rotary Clube, Tereza Brandão.
Segundo a subsecretária da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Mônica Santaella, a prefeitura será parceira na ideia para fortalecer os atendimentos que serão oferecidos às pessoas com autismo. “Estamos muito felizes em ver o surgimento de mais uma instituição que vai atender o público autista.
A prefeitura tem o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, mas trabalhamos sempre em conjunto com as demais entidades para que consigamos avançar nesse trabalho”, destacou.
O Centro de Integração Social do Autista inicia suas atividades em agosto e vai oferecer palestras para estudantes e professores, atendimento psicológico, fonoaudiológico e também atividades esportivas, como artes marciais e skate.
Mãe de duas crianças com o espectro autista, Simone Paiva fala sobre a satisfação em ter mais uma oportunidade para o desenvolvimento das pessoas portadoras da doença.
“Vi nesse projeto uma integração para mim e minha família. É preciso que todos tenham consciência de que essas crianças vão crescer se tornar adultos, por isso precisam desse olhar cuidadoso e acolhedor, estimulando-as desde cedo para o mercado de trabalho e explorando seus potenciais”, comentou.
Amazonianarede-Assessoria