Roraima lidera atrasos no Luz para Todos

Luz para totdos - RR

Luz para totdos - RR

Amazonianarede – Folha BV

Boa Vista – Em entrevista para o programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, José Cordeiro, coordenador do programa Luz para Todos, falou sobre as ações do programa no Estado de Roraima. Ele afirmou que as obras sob responsabilidade da Companhia Energética de Roraima (Cerr) estão paradas devido à inadimplência da estatal.

Segundo o coordenador, Roraima é o estado brasileiro mais atrasado nos índices de atendimento rural pelo programa. “Roraima perde até mesmo para o Amazonas, estado vizinho que mesmo com suas limitações, está à frente de nós em distribuição de energia elétrica na zona rural”, afirma.

“A empresa responsável pela distribuição de energia na zona rural do Estado é a Companhia Energética de Roraima (Cerr), e um dos principais motivos do atraso é sua inadimplência, pois como devem cerca de R$ 10 milhões para a Eletrobras, o repasse de verbas para que o prosseguimento nos trabalhos seja dado, foi bloqueado, sendo liberado somente com a negociação dessa dívida com a Eletrobras, coisa que ainda não conseguiram fazer”, explica Cordeiro.

As verbas que estão bloqueadas somam R$ 21 milhões, valor este que serviria para acelerar os trabalhos de implantação do projeto no interior do Estado. “Esse valor seria liberado em duas vezes, mas como existe esse débito e não houve a negociação, tudo está parado”, disse Cordeiro.

“O problema foi que a Cerr comprou a energia da Eletrobras, recebeu dos usuários, mas não pagou a conta, valor que só subiu com os atrasos seguintes. Sem ao menos a negociação dessa dívida, Roraima vai continuar em último lugar no ranking de programa Luz para Todos”, conclui Cordeiro.

Segundo ele, quase dez mil famílias são atendidas pelo programa federal Luz Para Todos, mas ele mesmo analisa que esses números estão longe do ideal. O coordenador observou ainda que a tarifa de energia elétrica cobrada no Estado não é a mais cara do país. “Existe uma tabela nacional de tarifa de energia elétrica, Roraima está no meio dessa tabela, estamos meio a meio”, frisou.

(Por: RODRIGO LITAIFF)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.