Roraima: lanchas e Jet Skis circulam no meio de banhistas na praia do Caçari

Com a cheia dos rios, aumenta a movimentação de lanchas e jetskis nas praias de Boa Vista. No final de semana, diversos barcos são observados no balneário do Caçari, na zona Leste, onde banhistas aproveitavam as poucas praias que surgiram.

O maior problema é com relação aos condutores de Jet Ski, que fazem manobras arriscadas próximas às pessoas e sem os devidos equipamentos de segurança.

De acordo com uma banhista que não quis se identificar, ela acha que dá para todos aproveitarem as praias, mesmo perto das lanchas e de Jet Skis. “Basta que instalem uma rede separando o espaço das pessoas e o espaço das lanchas. Isso é muito simples. O Corpo de Bombeiros precisa estar presente, tanto no inverno quanto no verão, para garantir a segurança de todos e evitar possíveis abusos por quem ingere bebidas alcoólicas e dirige essas máquinas”, pediu.

Outra grave situação relatada pelos donos de lanchas é com relação a aeronaves de pequeno porte que também sobrevoam as praias e passam muito próximas das pessoas na praia ou dentro d’água.

“Utilizamos as lanchas para passear com a família e amigos, porém, por diversas vezes já vimos aviões e ultraleves sobrevoando o rio branco próximos aos barcos e em baixa altitude, o que poderia causar graves acidentes. Já vi até uma vez um pequeno avião pousar no meio do rio Branco. Não sei se isso pode em Roraima. A Infraero precisa fiscalizar esses pilotos”, afirmou um banhista que também preferiu anonimato.

ACIDENTE – No ano passado, um ultraleve caiu e se chocou com uma lancha que estava parada na Praia Grande, no rio Branco, no Centro. Os pilotos tiveram apenas ferimentos superficiais e foram encaminhados ao Hospital-Geral de Roraima. Na época, testemunhas afirmaram que o ultraleve já havia passado perto da praia por várias vezes antes de cair sobre a embarcação.

DENÚNCIA – A Folha entrou em contato por telefone com a Infraero e foi informada que qualquer pessoa pode denunciar casos de abusos por parte de pilotos em aeronaves de pequeno porte e ultraleves. Para que seja identificada a aeronave e o dono, é importante que o indivíduo observe o maior número de detalhes do avião como cores, numeração, tamanho, modelo, horário do vôo, entre outros. As informações devem ser repassadas pelo número 0800-7524445 ou pelo site www.anac.gov.br

BOMBEIROS – Sobre a utilização de lanchas e Jet Skis, a Folha foi informada pela Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros que, durante o verão, a corporação fica responsável pela segurança na área da Praia Grande, que fica do outro lado do rio Branco. Já os balneários são de responsabilidade da Defesa Civil do Município. Caso aconteçam abusos ou haja algum acidente, o cidadão pode ligar tanto para a Polícia Militar (190), quanto para os Bombeiros (193) ou Defesa Civil (153).

DEFESA CIVIL – Através de nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou que o papel da Defesa Civil é de guardar vidas, atuando na prevenção principalmente das situações de afogamento. O trabalho é realizado aos fins de semana, priorizando os balneários mais movimentados da cidade, com a atuação de três homens em cada local.

(Fonte: Folha BV)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.