Risco de queda identifica necessidade de corte de árvore no Centro

Manaus – Após a realização de uma análise de risco de queda, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) detectou na manhã desta terça-feira, 2, a necessidade de corte de um oitizeiro, situado na Rua Floriano Peixoto, no Centro, na árvore. O estudo foi feito depois do registro da ocorrência de parte da referida árvore no temporal registrado no último domingo, 30.

De acordo com a avaliação, a árvore apresenta risco iminente de queda, com desequilíbrio e deterioração da base do tronco. Atualmente, o oitizeiro se encontra apoiado num cabo de telefonia. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que realiza o trabalho de manejo da arborização em parceria com a Semmas, já realizou a poda dos galhos atingidos pela queda e se encarregará da supressão da árvore.

A análise de risco de queda tem como finalidade identificar os fatores que podem levar as árvores a cair e evitar acidentes. Desde o início do ano até agora, a Semmas já realizou avaliação em mais de 2 mil árvores na cidade, o que reduziu de modo significativo a incidência de quedas e acidentes envolvendo árvores, principalmente no Centro. De acordo com a equipe técnica que realizou a vistoria, a árvore possuía uma bifurcação muito baixa, que tira a estabilidade da árvore, e teve o tronco atacado por fungos, levando-a à deterioração. Na avaliação de risco de queda são levados em conta 43 variáveis da árvore e do ambiente do entorno.

Foto: ASCOM/ SEMMAS

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.