Rio recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude sábado

Depois de percorrerem todo o Brasil, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegam à sua cidade sede, o Rio de Janeiro, no dia 6 de julho. Para comemorar, os símbolos irão percorrer a cidade até o dia 22 de julho, véspera do início da JMJ Rio2013, e passarão por igrejas, universidades, escolas públicas, comunidades, hospitais e outros locais.

Para receber os símbolos, o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ preparou uma grande festa neste sábado, dia 6. A primeira parada será pela manhã, às 7h, na Igreja de São José, em Santa Cruz, bairro que receberá a Cruz e o Ícone vindos da Diocese de Itaguaí. Em seguida, às 7h30, partem em procissão até o Batalhão de Engenharia do Exército, onde acontecerá a cerimônia de recepção, com uma benção de Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Após a benção, os símbolos seguem em procissão por diversos pontos de Santa Cruz e, às 15h30, haverá uma carreata em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.

Antes mesmo da chegada da Cruz e do Ícone, a Catedral será o palco da “Festa do Acolhimento”, às 15h30. O objetivo é promover um grande encontro, com muita oração e música, entre as famílias que receberão os peregrinos de todo o mundo em suas casas durante a Jornada. Às 17h, Dom Orani celebra uma missa no local, marcando a chegada dos símbolos à Catedral.

“Os símbolos da JMJ já passaram por todos os continentes. Nessa história de peregrinação, muitos momentos comoventes surgem de um verdadeiro encontro com Deus, através da simplicidade dessa Cruz e desse Ícone doados pelo beato João Paulo II”, destaca Dom Orani.

A festa segue com uma procissão até a Lapa, onde o público poderá participar do evento “No Coração da Jornada”, previsto para começar às 19h na Praça Cardeal Câmara, nos Arcos da Lapa. O show terá atrações católicas nacionais e internacionais, como Martin Valverde, Olivia Ferreira, Ziza Fernandes, Padre Omar Rapozo, Eliana Ribeiro, Frutos de Medjugorje, Sambadorando e DJ’s.

No final do show, os símbolos voltam para a Catedral em procissão pela Lapa. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas estejam presentes nos eventos deste sábado, que marcam o início dos 16 dias de peregrinação dos símbolos pela cidade do Rio.

No domingo, dia 07, a Cruz e o Ícone passarão pelo Santuário da Medalha Milagrosa, na Tijuca, às 10h30, com uma missa presidida pelo Cardeal Rylko e Dom Orani Tempesta. Na ocasião, será apresentado o livro de prata, relicário trazido pelo Cardeal que contém a relíquia de João Paulo II, uma ampola com o sangue do beato. Os símbolos passam ainda pelo Hospital São Francisco de Paulo, pela Quinta da Boa Vista e pelo Mosteiro de Nossa Senhora da Ajuda. A programação do dia se encerra com uma missa na Basílica Nossa Senhora de Lourdes.

Ao longo de 16 dias de peregrinação, a cidade contará com eventos de cunho religioso, social e cultural. Nesse período, a Cruz e o Ícone percorrerão em igrejas, órgãos governamentais e militares, universidades, escolas públicas, comunidades, hospitais, casa de medidas socioeducativas aos adolescentes, entre outros.

“Tenho certeza que a peregrinação dos símbolos JMJ pela nossa cidade surpreenderá muitas pessoas, quando tocarem o dia a dia de nossa metrópole. E o que mais nós queremos é isso mesmo: contribuir para que todos vivam momentos especiais antes mesmo da Jornada começar”, destaca o diretor do Setor Pré-Jornada do COL da JMJ Rio2013, Padre Jefferson Merighetti.

(JB)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.