Rio celebra 448 anos com bolo gigante no centro da cidade

 

Amazonianarede – JB

Os 448 anos do Rio de Janeiro foram celebrados neste 1º de março em diferentes pontos da cidade. No largo da Carioca, no bairro histórico do Centro, a festa teve teatro infantil, bandas de músicas e a presença do tradicional bloco de carnaval Cordão da Bola Preta.

A imagem peregrina de São Sebastião foi recebida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, em um ato para abençoar a cidade. Em homanegam à cidade, foi feito um bolo com 10 metros de comprimento.

A comemoração no centro foi organizada pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), em parceria com os lojistas da região e da Riotur, órgão de Turismo da prefeitura. “A partir dos festejos em diferentes locais na cidade, foi que resolvemos preparar um evento no Centro, pois antes não se comemorava.

Primeiro, conversamos com os lojistas, depois com a prefeitura para coordenar a organização, em conjunto com as equipes de segurança. Foi, então, que surgiu a ideia no largo da Carioca. É com muito alegria e satisfação que participo desta comemoração, de 448 anos, da fundação da cidade”, disse Roberto Cury, o organizador da festa e presidente da Sarca.

Nas comemorações, o ex-jogador de futebol Zico e ator José de Abreu receberam o título de Cidadão Carioca.

Fora do largo da Carioca. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu dois circuitos a pé em pontos importantes da cidade. O itinerário passa por museus e centros históricos que retratam as festividades e rituais mais importantes dahistória do Brasil imperial, ocorridos na cidade.

O Circulando pelo Campo de Santana, da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro, reuniu pela manhã visitantes, que saíram do Centro Cultural Light, no centro. Á noite, o roteiro Caminhando Entre Luzes partirá da Casa França-Brasil, ao lado do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro. Todos os eventos são gratuitos.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.