Entre pódios inéditos, como o do Handebol Feminino, e desempenho positivo do judô, país conquistou 19 medalhas em Campeonatos Mundiais nos últimos 12 meses.
A conquista do Mundial Feminino de Handebol, em dezembro de 2013, foi apenas um dos bons resultados do Brasil em competições deste porte no último ano. Em levantamento realizado pelo LANCE!Net, o país conquistou 19 medalhas (sete ouros, oito pratas e quatro bronzes) entre 5 de agosto de 2013, a três anos da Olimpíada do Rio, e hoje, a dois anos dos Jogos.
A maior contribuição para este total de láureas veio do judô. Em agosto, no Mundial no Rio, Rafaela Silva (até 57kg) deu o primeiro ouro para as mulheres do Brasil neste tipo de competição. Aliás, das sete medalhas, seis vieram com as judocas, incluindo uma prata por equipe. Os homens faturaram apenas a prata com Rafael Silva (+100kg).
A vela também fez bonito. Robert Scheidt, de volta à classe Laser, faturou o ouro em novembro. Na nova geração, Jorge Zarif foi campeão na Finn, em agosto, e Martine Grael e Kahena Kunze foram prata na 49erFX, em setembro.
Na canoagem, Isaquias Queiroz mostrou que pode surpreender na Rio-2016. Em setembro, ele foi ouro no C1 500m, uma prova não-olímpica, e bronze no C1 1.000m, essa sim presente no programa olímpico. No Mundial de Boxe, em outubro, Robson Conceição (até 60kg) foi prata, enquanto Everton Lopes (até 64kg) faturou o bronze.
Fonte: Lancenet