Relatório final de auditoria interna ISO 9001 na CMM começa a ser elaborado

CMMManaus – A equipe de auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), ISO 9001:2008 da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já começa a elaborar o relatório de avaliação e correção preventiva dos processos para a qualificação e certificação, a partir das não conformidades encontradas nos setores que fazem parte da implantação da norma.

O relatório, segundo o auditor líder, Nelson Costa da Silva, após a organização e análise dos resultados, será entregue nesta sexta-feira (22) ao representante de direção da Casa, Gilson Nogueira. “Estamos compilando as informações para sair o relatório final da auditoria interna”, disse Nelson, ao acrescentar ainda, que os diretores receberão o formulário de solicitação de ação corretiva/preventiva para definir claramente os procedimentos documentados no plano de ação.

Nelson considerou o resultado de avaliação e análise dos requisitos da ISO 9001 nos demais departamentos auditados positivo. “Em determinados momentos havia um ‘medo’ por parte de alguns funcionários em responder alguns questionamentos sobre a norma, mas a equipe de auditores estava muito bem preparada para tirar todas as dúvidas e esclarecer melhor as informações”, disse ele.

Setores auditados

As auditorias do novo sistema de gestão começaram nesta segunda-feira (18) e percorreram sete setores da Casa, são eles: Coordenação ISO Câmara, Diretoria de Comunicação, Serviço de Protocolo, Recursos Humanos, Escola do Legislativo, Coordenação de Informática, Diretoria Legislativa (Protocolo) e Ouvidoria, somando um total de 90 servidores diretamente envolvidos.

No primeiro dia, foram avaliados os requisitos da norma de comprometimento da direção, foco no cliente, política da qualidade, planejamento, responsabilidade, autoridade e comunicação, comunicação interna, análise crítica pela direção e provisão de recursos, nos processos de gestão estratégica, comunicação interna e provisão de recursos.

Na terça-feira (19), foram analisados os requisitos da norma nos recursos humanos, infraestrutura, ambiente de trabalho, planejamento da realização do produto e processos relacionados a clientes.

Já na quarta-feira (20), a equipe de auditores verificou aquisição, monitoramento e medição, controle de produto não conforme, análise de dados e melhorias. Para setembro, está programada, dentro do cronograma, a reunião de análise crítica para avaliar se o sistema de qualidade em implantação está sendo eficiente, com a participação, inclusive, do presidente da Câmara, vereador Bosco Saraiva (PSDB).

Fonte: CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.