As cidades do Acre que compõe a regional do Alto Acre; Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba, ganharam do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido como IBAMA, a 1ª Brigada de combate e prevenção aos incêndios florestais, batizado de PREVEFOGO.
Sob a nova direção do órgão em Brasiléia, o senhor Gerson Meireles, a brigada que conta com 15 brigadistas especializados no combate ao incêndio florestal e terão como missão, combater os focos nesta regional, além de levar palestras de orientação às comunidades rurais e assentamentos.
Recentemente, os moradores da comunidade Quixadá, localizada na BR 317 (Estrada do Pacífico), no km 26, foram orientados da importância da prevenção, principalmente no verão amazônico, onde aumenta o perigo das queimas.
No Acre, somente existiam brigadas nas cidades de Cruzeiro do Sul e Feijó quando foram implantados em 2011, sendo que foi iniciado em 2008 por questão emergencial federal. Em Brasiléia, chegou neste ano e já conta com grandes parcerias entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeituras do Alto Acre.
Por: Alexandre Lima – O Alto Acre