Rede pública estadual de educação registra mais de 223 mil matrículas em Manaus

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Registrando 223.199 matrículas para escolas da rede pública estadual da capital o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), encerrou o calendário oficial de atendimentos e requisições de vagas para o ano letivo de 2013, cujas aulas iniciam no próximo dia 4 de fevereiro. Também foram registradas 204.527 matrículas para as escolas da rede municipal da capital, atendida igualmente pelo sistema da Central de Matrículas.

Iniciado no dia 26 de novembro de 2012 com a realização das rematrículas de estudantes que já faziam parte da rede, o atendimento foi aberto de forma ampla ao público no dia 9 de janeiro com a realização dos procedimentos de transferência entre as escolas. Um dos pontos referenciais do processo, segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, foi a informatização e a ampliação do número de postos de atendimento. “Conseguimos disponibilizar, em conjunto com a Semed, 373 postos de matrículas. Fato este que colaborou para o sucesso do processo”, apontou o secretário, citando que as metas do poder público estadual foram alcançadas conforme planejamento.

Rossieli Soares destacou ainda o processo seletivo para as escolas de tempo integral, por meio do qual o Governo do Estado disponibilizou para este ano de 2013 um total de 3.160 novas vagas. “Dessas, 927 foram para o novo Centro de Educação de Tempo Integral Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo, que será inaugurado no próximo dia 4 de fevereiro pelo governador Omar Aziz na zona leste de Manaus”, citou o secretário da Seduc.

Atendimento para quem perdeu os prazos

Conforme a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo, mesmo tendo encerrado o calendário oficial de atendimento, as pessoas que por algum motivo perderam os prazos terão nova oportunidade. “Nesta semana, entre os dias 22 (terça-feira) e 24 (quinta-feira) abriremos o sistema para o atendimento a quem não atentou para o período oficial. Portanto, os que necessitam de atendimento ou ajustes na matrícula devem procurar qualquer um dos 373 postos para fazer sua solicitação”, informou a gerente.

Irlanda Araújo reforçou a informação de que não há necessidade de filas e grandes aglomerações em determinadas escolas, uma vez que todos os 373 pontos de atendimento estão interligados, cabendo à pessoa procurar o local mais conveniente. “Não há necessidade de a pessoa procurar a escola que deseja a vaga para solicitar a vaga, basta se dirigir a posto mais próximo ou o mais conveniente para efetivá-la”, explicou a gerente, frisando que grandes aglomerações e filas em escolas específicas são desnecessárias, uma vez que as vagas estão no sistema.

Para os que perderam os prazos e procurarão um dos 373 postos no período de 22 a 24 de janeiro é necessário portar os seguintes documentos durante o atendimento: RG (do responsável), comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade atualizada deste, além de duas fotos 3×4.

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