
Amazonianarede – Semcom
A Prefeitura de Manaus deu início nesta quarta-feira, 27, ao trabalho de retirada do lixo acumulado na primeira rede de contenção instalada num trecho do Igarapé do Mindu, situado nas proximidades da ponte que liga o Conjunto Petros à Colônia Japonesa.
A rede tem no total 25 metros de largura e 1,55m de altura, feita de aço.
A rede funciona como uma barreira que impedirá que os resíduos jogados nas ruas e diretamente no igarapé cheguem até o rio Negro ou fiquem acumulados no Parque Municipal do Mindu, principal vítima do descarte irregular de resíduos na cidade. A instalação da rede atende a um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e o Ministério Público Federal (MPF), visando a correção dos impactos ambientais no Igarapé do Mindu.
De acordo com a secretária da Semmas, Kátia Schweickardt, a medida ameniza o impacto ambiental, mas o que resolve a situação é a tomada de consciência da população de que não deve jogar seu lixo na rua – porque ele fatalmente será carreado para o igarapé com a chuva -, muito menos descartá-lo direto nos cursos d’água.
O diretor de Limpeza Pública da Semulsp, José Rebouças, informou que o trabalho de coleta será feito diariamente. Segundo ele, a rede foi instalada num trecho de fácil acesso aos agentes de limpeza. Uma equipe de dez pessoas trabalhará no local. A rede foi instalada com boias para que possa flutuar quando o volume de água do igarapé aumentar.