Raios causam grandes prejuízos à pecuária brasileira

31-12raioSão Paulo – O Brasil tem a maior concentração de raios de todo o mundo: são 57 milhões por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com a entidade, é no verão que ocorrem 70% dos raios. Nos meses de janeiro e fevereiro, as tempestades são intensas.

Segundo o professor Osmar Pinto Júnior, coordenador do grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, o campo é o local onde acontecem a maior parte das fatalidades: a cada 100 mortes por raios no Brasil, 80 acontecem no campo.

Milhares de cabeças de gado morrem por ano em decorrência das descargas elétricas; saiba como se proteger e minimizar as chances do rebanho ser atingido.

O Brasil tem a maior concentração de raios de todo o mundo: são 57 milhões por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com a entidade, é no verão que ocorrem 70% dos raios.

Nos meses de janeiro e fevereiro, as tempestades são intensas. Segundo o professor Osmar Pinto Júnior, coordenador do grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, o campo é o local onde acontecem a maior parte das fatalidades: a cada 100 mortes por raios no Brasil, 80 acontecem no campo.

Pecuária

Quando ocorre uma tempestade com trovões é porque existe um raio próximo, no máximo a 15 quilômetros de distância. No momento em que se escuta o trovão, deve-se buscar abrigo em um carro fechado ou dentro de uma residência – aconselha.

Conforme Pinto Júnior, o carro fechado é o local mais seguro. Mas se não há nenhum carro ou residência próximo, é preciso evitar ficar próximo a objetos metálicos, como cercas, tratores, motos ou torres de celular.

Jogue para longe enxadas e pás. Fique longe das águas, como riachos, rios, lagos. Também não se abrigue embaixo de árvores. Uma árvore isolada é um local muito perigoso. Muitas pessoas morrem no Brasil atingidas nessa circunstância. Afaste-se de árvores isoladas -recomenda.

Pinto Júnior sugere que os pecuaristas levem os gados para um local fechado por cercas de madeira, sem arame farpado.

Pelo menos, eles estarão longe das árvores isoladas e das cercas. Assim, minimizam-se as chances deles serem atingidos – afirma.

Segundo o professor, também é importante estar atento à previsão do tempo, para poder estar preparado para evacuar o gado do campo.

Aéreas urbanas

Nas cidades, as mortes provocadas por raios também são acentuadas e são necessários que as população quando sentir o tempo com trovões e relâmpagos, se recolham para áreas cobertas, fique longe de piscinas e da rede elétrica.

Amazonianarede – Canal Rural

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.