Rafaela Barbosa conquista o bronze em El – Salvador

20-06medalhaA amazonense superou a lesão, as adversárias e mantém vivo o sonho de disputar a seletiva olímpica para o Rio em 2016. Mais uma vez a judoca Rafaela Barbosa (ABLE) levou o Estado do Amazonas ao pódio. Desta vez, a faixa-marrom conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano da modalidade, realizado em El Salvador de 13 a 15 deste mês. A atleta embarcou para o país norte-americano com passagens fornecidas pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

Esta é a terceira competição internacional da atleta que encarou quatro lutas duríssimas. Uma delas foi contra a norte-americana Amber Jones. A compatriota Raquel Silva (a atual campeã da categoria) venceu a amazonense na segunda luta. Na repescagem, a manauara venceu a mexicana Monica Hernandez e a irlandesa Lisa Kearney por ipoon (pontuação máxima no judô).

“Foram lutas muito difíceis. Precisei manter o foco e a força pois além de estar lesionada, minhas adversárias eram fortes. Ainda bem que deu tudo certo e eu consegui trazer mais essa medalha”, disse Rafaela que lutou no meio leve (até 52kg).

Rafael, 21, e Rayfam Barbosa, 23, irmãos de Rafaela também participaram da competição, porém, não conseguiram medalhas. Adriano Rodrigues, 29 foi o outro amazonense a participar do torneio e também não conseguiu “subir no pódio”.

SUPERAÇÃO

Rafaela sofreu uma lesão (avulsão no quadril), quando participava da Seletiva Sub 23 Sênior, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, mas mesmo assim competiu o Pan-Americano e conquistou mais uma medalha.

“O mais difícil em lutar machucada são os movimentos que ficam limitados. Mas mesmo assim consegui impor meu ritmo e vencer”, admitiu.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Rafaela Barbosa primeiramente pretende tratar as lesões que sofreu na Seletiva e se preparar para as próximas competições: o Brasileiro sub-23 de Judô, que será realizado no mês de setembro em Natal (RN) e Brasileiro Sênior, no mês de outubro, em Fortaleza (CE). As competições somam pontos para a classificação da seletiva olímpica.

Foto: Mauro Neto/Sejel

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.