Quase 150 mil contribuintes ainda não prestaram contas ao leão no AM

Manaus – Até o próximo dia 30, a Receita Federal no Amazonas ainda deve receber 147.048 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013.

Ou seja, a 12 dias do término do prazo para apresentação do documento, somente 152.952 contribuintes entregaram sua declaração no estado. Esse número corresponde a apenas 51% do total aguardado, que é 300 mil documentos.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso no valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

“Além da multa, o contribuinte fica impedido de obter certidão negativa do fisco federal, de abrir conta bancária, de tomar posse em cargo público, de tirar passaporte, dentre outras situações, e após um ano o CPF do contribuinte é suspenso”, destacou o delegado da Receita Federal em Manaus, Leonardo Barbosa Frota.

Segundo a Receita Federal em Manaus, apesar dos números, a entrega das declarações neste ano segue o mesmo ritmo do anterior, quando ao final do prazo, a expectativa foi superada em 2,5%. Em 2012, durante os dois meses de entrega, foram recebidas 289.604 declarações no estado.

A apresentação da declaração pode ser feita pela Internet, mediante a utilização do programa de transmissão Receitanet ou em mídia removível, nas agências do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econômica Federal localizadas no País, durante o seu horário de expediente.

Informações sobre as regras de obrigatoriedade de apresentação do documento e a especificação do que deve ser declarado, são algumas das informações disponíveis na página da Receita Federal na internet no link http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2013/perguntao/default.htm

Fonte: Ascom – Receita Federal em Manaus

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.