Provas do SIS são aplicadas com sucesso em todos os municípios do Amazonas

(Fonte: UEA)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou nesta sexta-feira, 15, as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), realizado em Manaus e nos 61 municípios do interior do Estado.

Cerca de 21 mil alunos estão participando da seleção, que ocorre durante os três anos do Ensino Médio.

O reitor na UEA, Cleinaldo Costa, que participou da abertura dos portões na Escola Superior de Tecnologia (EST), local que recebeu o maior número de inscritos tanto do SIS, quanto do Vestibular, ressaltou o aumento no número de vagas e de cursos na UEA, que esse ano ganhou 14 novas especialidades.

Cleinaldo afirmou que o SIS é uma oportunidade de a universidade acompanhar a evolução do aluno a cada ano e fazer, assim, uma avaliação mais completa. “O SIS é bom para o aluno e para a universidade, que passa a ter mais tempo para a avaliação dos candidatos. Nesse processo é refletido o esforço desse aluno ao longo dos três anos”.

Na EST a maior parte dos alunos chegou bem cedo, para evitar problemas com o horário de fechamento dos portões, às 12h50. Sarah Freitas, 15 anos, foi uma dessas pessoas. Aluna da Escola Estadual Francisco Albuquerque e fazendo o exame pela primeira vez, ela estava em frente ao local da prova às 10h. “Vim mais cedo por conta da preparação mesmo, para chegar sem pressa e me sentir mais confortável”.

Provas do Vestibular

No sábado e domingo serão realizadas as provas do Vestibular. Ao todo estão sendo oferecidas 5.809 vagas para 37 cursos, sendo 72 mil inscritos, juntado dos números do SIS e Vestibular. Do total de vagas ofertadas, 1.940 são destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Já os indígenas contam com 284 vagas.

Horário e documentação

Os candidatos que foram fazer as provas para o Vestibular da UEA, no sábado e domingo, devem ficar atentos ao horário e ao local dos exames. No total, 114 escolas sediarão a realização das provas, destas 72 estão localizadas no interior do estado e 42 na capital. Os portões abrem pontualmente às 12h e fecham as 12h50, não havendo limite de tolerância.

Além disso, a Comissão de Ingresso da UEA alerta para a mudança de horário em 13 municípios do Amazonas, devido à sanção da Lei Nº. 12.876 que restabelece o fuso horário de menos uma hora em relação a Manaus. O novo horário passou a vigorar no último domingo, dia 10 de novembro, para os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Para o certame serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação, pelas Polícias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

Sabatistas

A universidade oferece, ainda, horário diferenciado para quem, durante a inscrição, optou por realizar a prova na condição de sabatista – aqueles que, por motivo religioso, reservam o sábado para a realização exclusiva de prática religiosa ou descanso.

Os sabatistas começarão a responder o caderno de provas somente a partir de 19h – horário de Manaus e, após isso, todos os procedimentos serão idênticos àqueles aplicados aos demais candidatos. Ainda assim, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, até às 12h50, horário em que os portões serão fechados. Até começarem a fazer suas provas, ficarão em local reservado, destinado especificamente ao grupo.

No total, o Vestibular da UEA conta com 1.429 candidatos inscritos nesta condição especial, destes 700 realizarão a prova em Manaus e 749 estão distribuídos entre 53 municípios do interior do Estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.