Proteção à espécies de peixes ornamentais em período de defeso será ampliada

No Defeso, aumenta a fiscalização da pesca de peixes ornamentais

No Defeso, aumenta a fiscalização da pesca de peixes ornamentais
No Defeso, aumenta a fiscalização da pesca de peixes ornamentais

Amazonas – Conforme a resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam) de n°21/2015, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informa que até o dia 15 de março de 2016 estão proibidas a pesca, o transporte, o armazenamento e a comercialização das espécies dos peixes surubim, caparari, aruanã e mapará. O objetivo é garantir a reprodução das espécies.  

Para os pescadores artesanais Manoel Morais e Simeão Caldas, o defeso é importante para que espécies como o dourado, que está desaparecendo dos rios amazônicos, se reproduzirem.   “Para nós pescadores é muito importante, porque são mais peixes na nossa alimentação, mais espécies para consumir, vender.

São peixes que existem, mas hoje estão no defeso porque não preservamos e acabaram.”   O gerente de pesca do Ipaam, Gelson Batista, disse que, quem tem esses peixes armazenados, tem que fazer uma declaração de estoque junto ao órgão ambiental do Estado. Essas pessoas devem apresentar requerimento único no modelo Ipaam, declaração do estoque e documentos do interessado, seja pessoa física ou jurídica.

Ele lembra que deve constar a quantidade de peixes destas espécies que estão em período de defeso.   Para outras informações, os interessados podem ligar para a Gerência de Pesca do Ipaam pelo telefone 2123-6762 ou podem se dirigir à sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, n°3.280, Bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul, em Manaus.

Amazonianarede-EBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.