Manaus – Os serviços iniciados pela Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) no último dia 14 foram concluídos na madrugada do domingo (30).
Uma nova camada asfáltica foi aplicada em toda a extensão da via, num trecho que compreende 4,4 quilômetros – em ambos os sentidos.
Os dois sentidos da Presidente Costa e Silva – Distrito Industrial/Cachoerinha e Cachoeirinha/Distrito Industrial – foram contemplados. Em uma semana foi concluído o segundo trecho que segue no sentido Bola da Suframa.
Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Alexandre Morais, este é o primeiro grande corredor viário das 120 vias que vão ser totalmente recapeadas pela Prefeitura. As ruas fazem parte do pacote de obras de verão e estão divididas em nove lotes. Três deles já foram licitados e compreendem 54 ruas.
A segunda etapa dos trabalhos na via é destinada para serviços de reparos em calçadas, sarjetas e meio-fio, de acordo com o subsecretário de Obras Públicas, Antônio Nelson.
A Rua Ramos Ferreira, que liga o bairro Cachoeirinha à Aparecida, é a próxima via a receber uma nova camada asfáltica. A previsão é de que os trabalhos tenham início nesta quarta-feira (2). Outras duas vias também vão ser recapeadas na sequência: a Rua Tapajós e Avenida Tarumã, na Praça 14 de Janeiro, também na zona Centro Sul.
Dando celeridade ao trabalho, a Prefeitura de Manaus segue com outras duas frentes de recapeamento. As avenidas Leonardo Malcher, na zona Sul, e a Mirra, na zona Leste, que absorvem intenso fluxo de veículos e são considerados grandes corredores viários, também estão sendo recapeadas.
A primeira liga o bairro Cachoeirinha ao Centro e é usada, principalmente, como rota do transporte coletivo para os ônibus que saem do Terminal de Integração da Cachoeirinha, o T2, para o Centro. A segunda é também rota de transporte coletivo e alternativo e escoa grande parte dos veículos que circulam pelos bairros Jorge Teixeira, João Paulo, Mutirão e Grande Vitória.
A recuperação dos grandes corredores viários, segundo Antônio Nelson, conta com um trabalho reforçado de base. Estão sendo aplicadas, segundo ele, duas camadas asfálticas, nessas vias.
A primeira é a regularizadora, chamada de binder, e a segunda com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). O recapeamento total nessas vias terá dez centímetros de espessura.
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