Pronera forma a primeira turma de Jornalismo da Terra

(Foto: Ascom)

Os alunos do curso de graduação em Jornalismo da Terra, provenientes de assentamentos de reforma agrária de todo o país, vão enfim realizar o sonho de ter nas mãos o diploma de nível superior, com a realização da formatura de conclusão do curso nesta sexta-feira (20), às 18h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Entre os novos jornalistas estão assentados do Ceará e de mais 14 estados da federação, que desde novembro de 2009 mantiveram uma rotina de viagens à Fortaleza para assistir as aulas no Campus do Benfica da UFC, nos períodos de atividades em sala. Desenvolvido através de uma pedagogia da alternância, o curso também contou com atividades nas comunidades rurais, momento em que os alunos realizaram trabalhos acadêmicos, pesquisas e seminários.

O curso é o primeiro de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ministrado no Ceará em parceria com a UFC e os Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos Atingidos por Barragens (MAB) e Via Campesina.

“Essa primeira turma vem reafirmar a luta pelo conhecimento, onde 45 jovens de assentamentos de diversos estados do Brasil se formam para o exercício de uma outra comunicação, em um grande marco nos 15 anos de existência do Pronera”, celebra Maria das Dôres Ayres Feitosa, coordenadora do Pronera no Ceará.

15 anos de Pronera

A formatura dos alunos de Jornalismo da Terra coincide com as celebrações dos 15 anos de criação do Pronera, programa desenvolvido pelo Incra em parceria com instituições públicas de ensino, movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores rurais. Na próxima sexta-feira (20), o Incra/CE realiza uma solenidade de celebração da data, no auditório da superintendência, às 9h.

O Pronera contribui para elevar a escolaridade de jovens e adultos assentados através de cursos de alfabetização, escolarização no ensino fundamental e médio, de formação profissional e técnica, de nível superior e pós-graduação. No Ceará já foram beneficiados pelo programa cerca de 9 mil estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.