Projeto quer resgatar o civismo nas escolas da Rede Municipal

(Foto: Tiago Corrêa/CMM)

Hastear a bandeira do Brasil, cantar os hinos do Amazonas e de Manaus são hábitos que podem ser retomados e reforçados nas escolas municipais de Manaus durante a ‘Semana da Pátria’, a ser comemorada de 01 a 07 de setembro.

A proposta é da vereadora Therezinha Ruiz (DEM), apresentada no Projeto de Lei nº158/2013, aprovado e encaminhado à sanção do prefeito de Manaus durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (26).

Se sancionado o projeto, a Semana da Pátria será comemorada de 01 a 07 de setembro com eventos educativos e culturais que estimulem o civismo e amor à pátria nas escolas de educação básica de Manaus.

Segundo a vereadora Therezinha Ruiz, a ‘Semana Municipal da Pátria’ é um incentivo para que as escolas da Rede Municipal de Ensino voltem a trabalhar o civismo com os alunos. “Esporadicamente, sem nenhuma regularidade, é feito o desfile junto com o Estado durante a Semana da Pátria que também é organizada pelo Estado. O que nós estamos propondo é que o município trabalhe o civismo com as crianças. A gente faz isso para dar essa responsabilidade às escolas municipais e não depender somente dos eventos estaduais”, explica a autora do Projeto de Lei.

Para ela, com a sanção do PL, as escolas do município deverão promover o hasteamento da bandeira, o canto dos hinos do Brasil, do Amazonas e de Manaus, e várias outras atividades que incentivem o respeito e o civismo.

A Semana da Pátria deverá constar como evento permanente no calendário da prefeitura e será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com as demais secretarias municipais. O projeto prevê que a Semana será instituída apenas 30 dias após sua publicação no Diário Oficial Eletrônico, ou seja, se sancionado pelo prefeito, só deverá ser aplicado no próximo ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.