Manaus, AM – O Plano de Arborização 2016, da Prefeitura, o Arboriza Manaus, chegou à Avenida Torquato Tapajós, zona Oeste. O plantio acontece no canteiro central do corredor viário e busca preencher espaços vazios deixados por processos de arborização anteriores. Ao todo, serão plantadas, onde houver espaço em toda a extensão central da via, 224 mudas de árvores das espécies pau pretinho e jutairana.
O trabalho prossegue após as intervenções do Arboriza Manaus já realizadas nos principais corredores viários da zona Norte, a exemplo das avenidas Max Teixeira, Camapuã, Noel Nutels, Nathan Xavier, Bolas do Oito e da Cascavel, Complexo Viário 28 de Março, Av. Guaranás, na Baixada Fluminense, além dos parques da Juventude 1 e 2 do Loteamento Nascentes das Águas Claras, praças do Petrópolis e Dom Pedro.
Desde o dia 21 de março, quando foi lançado, até agora, o plano, que tem como meta realizar o plantio de 10 mil mudas em 58 logradouros públicos da cidade, já plantou 2.339 mudas. Com a ação na Torquato Tapajós, esse número subirá para 2.536.
“Estamos avançando com as ações de plantio num ritmo intenso de trabalho. Nossa intenção é atingir e até quem sabe suplantar a meta das 10 mil mudas até o final do ano”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, lembrando que, de março até agora, já foram atingidos 25% da meta, em aproximadamente três meses.
A Semmas reforçou o plantio com a contratação de terceirizados para atuar nos logradouros públicos, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA). O objetivo é realizar ações de arborização diariamente ao longo de todo o ano.
Em algumas situações, o plantio de mudas necessita da retirada de camada asfáltica do solo, a exemplo de alguns trechos das avenidas André Araújo, Djalma Batista, Constantino Nery e da própria Torquato Tapajós.
Outro aspecto importante do trabalho é o combate às ilhas de calor da cidade. Segundo estudos relacionados a esse fenômeno em Manaus, a zona Norte é uma das regiões da cidade que apresentam as temperaturas mais altas.
Amazonianarede-Semcom