Programa Nacional de Habitação Rural vai atender comunidade indígena de Feijó

O governo do estado por meio da Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (Sehab) através do Programa Nacional de Habitação Rural irá beneficiar cerca de 400 famílias da Terra Indígena Katukina Kaxinawa do município de Feijó.

O encontro para a apresentação e aprovação do projeto das unidades habitacionais foi feito no último dia 8 de agosto pelo secretário de habitação, Rostenio Sousa. Essa é a quarta Terra Indígena atendida pelo programa habitacional que além de comunidades indígenas atende comunidades ribeirinhas e agricultores pelo interior do Acre.

Na TI Katukina/Kaxinawa existem 12 aldeias de dois povos, os Shanenawas e os Kaxinawas, todas as aldeias terão unidades habitacionais, desde que a família manifeste interesse e tenha a documentação necessária. Equipes de assistentes e técnicos sociais estarão realizando um trabalho social dentro das comunidades ao longo de toda a execução do projeto.

Aos 50 anos de idade, Mariléia Shanenawa, irá realizar o sonho de ter uma casa moderna e confortável do jeito que toda mulher sonha.

“Não é porque somos índias que não podemos imaginar uma casa bonita, de tijolo, confortável, temos nossas tradições mas somos civilizados e gostamos de viver bem, por isso a construção dessas casas do governo é o nosso maior sonho, já imagino toda a minha família morando nelas,” afirmou.

O cacique da aldeia Morada Nova, Ildo Carlos Kaxinawa, agradeceu o governo do Acre pelo empenho em ajudar a população tradicional e reforçou o compromisso da comunidade em ajudar no processo de execução do programa.

“O governo está fazendo a parte dele e nós vamos fazer a nossa, todas as famílias vão se unir para participar de todas as atividades sociais bem como ajudar no que for preciso para que as nossas casas sejam erguidas o mais rápido possível,” disse, Ildo Kaxinawa.

Com o lançamento do programa na TI Katukina/Kaxinawa chega a 595 o número de unidades habitacionais para povos tradicionais.

(Reportagem: Ludmilla Santos)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.