Programa de alfabetização da Seduc contemplará 30 municípios do Amazonas

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O programa Amazonas Alfabetizado, coordenado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como meta para este ano atender a 26 mil pessoas. As atividades serão realizadas em instituições públicas e em escolas de Manaus e de outros 29 municípios do Estado.

Contribuir para a diminuição da taxa de analfabetismo no Amazonas e estimular os inscritos a prosseguirem os estudos são os principais objetivos do programa, que iniciará as atividades em maio com término previsto para novembro de 2013. As ações desenvolvidas ocorrerão aos sábados, com carga horária total de 240 horas.

Segundo a coordenadora do Amazonas Alfabetizado, Roberta Prestes, as ações do programa se somarão às demais que já são desenvolvidas pelo poder público estadual. “O Governo do Estado, via Seduc, tem oportunizado o acesso da população à educação, por meio do Centro de Mídias de Educação, das ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e agora do Amazonas Alfabetizado, gerando uma rede de atendimento que tem uma meta em comum: levar a educação de qualidade a quem necessita e a quem antes não tinha oportunidade”.

A metodologia a ser utilizada pelo programa está fundamentada nas teorias de Paulo Freire e Heloisa Vilas Boas, cujos ensinamentos levam em consideração o cotidiano do aluno e, a partir disso, a aquisição de novos conhecimentos que incluem o ensino da Matemática, da Lingüística, da escrita e da leitura, além de conceitos ambientais e de cidadania.

Localidades contempladas – O curso será aplicado em Manaus e em mais 29 municípios do Amazonas: Alvarães, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tapauá e Uricurituba.

Segundo a coordenadora do programa, as inscrições ocorrerão a partir de março, com a divulgação dos postos de atendimento no site da Seduc: www.seduc.am.gov.br  

Substituindo o Programa Reescrevendo o Futuro, o Amazonas Alfabetizado é coordenado pela Seduc e faz parte de uma ação nacional de alfabetização de adultos sob a coordenação macro do Ministério da Educação (MEC) por meio de sua Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.