Manaus, AM – A capital amazonense reunirá ainda neste mês os profissionais que atuam no seguimento saúde indígena no Amazonas, para uma ampla discussão sobre como o setor funciona no Amazonas.
Nessa iniciativa inédita no Amazonas pretende reunir mais de 100 indígenas de todo o Estado para discutir demandas e propostas de formação técnica e acadêmica de profissionais indígenas de saúde.
O foco principal do I Encontro de Profissionais Indígenas de Saúde do Amazonas são os profissionais que atuam nos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) amazonenses.
O evento acontece entres os dias 11 a 13 de agosto, na aldeia Tururukary-uka, localizada no ramal Vila Verde no KM 47 da rodovia AM-070, no município de Manacapuru. O encontro é uma atividade do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA) e do Departamento de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Além da discussão sobre as demandas e propostas, o evento também vai avaliar o atual cenário das políticas de saúde indígena no Amazonas e no Brasil.
A ideia é promover um espaço de diálogo, reflexão, autoavaliação e de planejamento de estratégias comuns e articuladas para a melhoria da atuação dos profissionais. Lideranças e organizações indígenas, além de indigenistas, devem estar presentes.
Participarão do encontro agentes indígenas de saúde, microscopistas e de saneamento, comunitários e representantes dos DSEIS. Além disso, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Oswaldo Cruz Amazônia (Fucruz Amazônia), Instituto Federal de Educação, Cinência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFAM e outras instituições parceiras da rede FOREEIA.
Amazoinanarede-Assessoria