Manaus – Cerca de 300 professores das redes municipal e estadual de educação participaram, na manhã desta segunda-feira, 3, da aula inaugural do curso de especialização em Educação Ambiental, com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis.
A aula foi ministrada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O curso é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A especialização proporciona formação continuada teórico-prática para professores da educação básica e educadores líderes comunitários, no âmbito de pós-graduação lato sensu, com duração de 18 meses. Os encontros presenciais serão realizados na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.
Além de Manaus, o curso também será oferecido nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Coordenadora institucional da atividade, a professora Maria Anete Rubim informou que a especialização abordará vários aspectos de sustentabilidade e meio ambiente.
“A educação ambiental deve ser encarada em todas as disciplinas. Hoje, para termos uma garantia de desenvolvimento sustentável, temos que ter pessoas que pensam sobre o assunto com qualificação. O curso tem um acompanhamento sistemático e aborda todas as áreas de conhecimento da educação ambiental, desde os aspectos do meio ambiente amazônico, passando pelos sociais, econômicos e políticos”.
A subsecretária de gestão educacional da Semed, professora Ana Maria Falcão, destacou a importância da formação, que norteará os 114 cursistas da rede municipal de educação para o desenvolvimento de atividades dentro das salas de aula.
“Temos o sentimento de que a teoria adquirida reflita efetivamente na prática do professor. No caso da educação ambiental, que esses professores saiam mais capacitados para trabalhar o tema, fazendo com que o aluno aprenda de fato e tenha uma atitude que possa contribuir para a preservação do meio ambiente”.
Nos encontros, os participantes terão acesso à introdução dos conteúdos disciplinares, à metodologia de execução dos módulos, avaliações parciais e finais, além do aprofundamento das questões pautadas no curso.
Texto: Luana Carvalho – Foto: Cleomir Santos