Greve de professores e rodoviários param São Paulo nesta terça

20-05profSão Paulo – Após três horas e meia de manifestação, os professores da rede municipal de ensino de São Paulo terminaram o protesto por aumento salarial em frente à Prefeitura, no viaduto do Chá, centro. Eles prometem “parar a cidade” na próxima sexta-feira (23) em nova passeata, que ratifica a decisão tomada hoje de manter a greve.

O protesto começou às 15h na avenida Paulista. Primeiro, os professores bloquearam uma pista da Paulista na altura do Masp. Em seguida, o grupo iniciou a caminhada em direção ao centro bloqueando totalmente a Rua da Consolação por volta das 16h30.

Os professores foram, então, para o centro da cidade, chegando à sede da prefeitura por volta das 18h. Eles ficaram por 20 minutos no local empunhando faixas e gritando palavras de ordem. Em assembleia no local, eles decidiram iniciar uma nova caminhada na próxima sexta com saída da prefeitura por volta das 14h.

Motoristas e cobradores protestam e fecham terminais de ônibus de São Paulo

Motoristas e cobradores aumentaram o número de bloqueios a terminais de ônibus em São Paulo. Neste momento, segundo a SPTrans, empresa municipal que administra o transporte público na cidade, quinze terminais estão bloqueados: o da Barra Funda e o Expresso Tiradentes. Os terminais de ônibus Amaral Gurgel, Barra Funda, Bandeira, Butantã, Casa Verde, Lapa, Mercado, Parque Dom Pedro, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel, Sacomã, Santana, Vila Nova Cachoeirinha e Varginha. Principalmente na zona oeste e centro se repetem as cenas de filas de ônibus estacionados nas principais avenidas.

O Sindicato dos Motoristas de São Paulo informou que o protesto é organizado por um grupo insatisfeito com a proposta aceita pela categoria, em assembleia realizada ontem. A proposta patronal prevê aumento salarial de 10%, R$ 850 de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aumento de R$ 16,50 no vale alimentação e 180 de licença maternidade, além de reconhecimento de insalubridade. Há informações de que motoristas e cobradores da Viação Gato Preto, Sambaíba, Via Sul, Vip fazem parte da manifestação. A SPTrans, não informou o número de ônibus e de passageiros afetados.

20-05onibusSegundo a viação Santa Brígida, que atua principalmente no centro da capital paulista, alguns manifestantes tomaram as chaves de veículos da empresa e furaram os pneus de ônibus para impedir que eles deixassem os terminais. A empresa informou que está tentando negociar com sindicatos e manifestantes, mas disse que ainda não há previsão de retorno à normalidade do sistema de transportes.

Com IG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.