Manaus – Profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino lotaram as salas do Cinépolis, no Shopping Ponta Negra, zona Oeste, na manhã desta terça-feira, 24, para o penúltimo dia de programação do Balaio Cultural da Educação. O projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, por meio de suas pastas de Educação.
Quem foi ao cinema escolheu assistir a um dos sete filmes atualmente em cartaz. Os participantes foram recepcionados ao som do saxofone de Augusto Vieira. Na praça de alimentação do shopping, houve música e outras apresentações.
A professora Simone Frazão aproveitou a programação para levar o sobrinho ao cinema e comentou que nesta quinta-feira, 26, participará do último dia de atrações do Balaio. “Foi uma excelente ideia realizar o Balaio Cultural no recesso dos educadores.
Gostei muito. Escolhi o cinema para trazer meu sobrinho e já me inscrevi na programação do Parque Cidade da Criança para levar outro sobrinho”, disse.
Além das atividades culturais, a professora Marta Freire acredita que o projeto é uma maneira de reconhecer o empenho dos servidores da educação. “É uma ótima opção, já que no recesso muitos professores não viajam e ficam em casa sem opções de lazer. Agora, podemos aproveitar essas atividades culturais”, destacou.
Os participantes e seus acompanhantes ganharam pipoca e refrigerante para curtir os filmes: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (em 3D); A Culpa é das Estrelas; Malévola, e Os Homens São de Marte… e é Pra Lá Que Eu Vou. Professores também puderam optar por filmes que estavam estreando: Como Treinar o Seu Dragão 2 (em 3D); Vizinhos e 13º Distrito.
O professor Nildo Corrêa gostou de ter ido ao cinema com a esposa. “Muito legal a iniciativa da Semed e Seduc. Muito agradável o ambiente. Trouxe um aspecto muito positivo com essa questão cultural. Tive a oportunidade de participar com minha esposa desse projeto muito bacana e espero que aconteça mais vezes”, relatou.
Fernanda Freire foi ao cinema com a amiga, que também é professora, e achou o programa uma ótima opção para não deixar os profissionais de educação em casa durante o recesso. “Foi muito interessante. O professor merece esse reconhecimento, principalmente, no período de férias. Eu e minha amiga gostamos muito do filme e esperamos que o projeto se repita nos outros anos”, disse.
Balaio
As atividades do Balaio Cultual da Educação continuam até o dia 26 de junho. Ao todo, 17 atividades culturais, entre espetáculos de teatro, apresentações musicais, cinema, shows de humor e palestras, fazem parte da programação que começou no último dia 19. As atividades são oferecidas gratuitamente aos educadores da rede pública da Educação Básica.
Texto: João Pedro Figueiredo – Foto: Lton Santos