Procissão da padroeira N. S. da Conceição, acompanhada por uma multidão de fies

Cerca de 50 mil pessoas, na procissão de N. S. da Conceição, Padroeira do Amazonas
Cerca de 50 mil pessoas, na procissão de N. S. da Conceição, Padroeira do Amazonas

Manaus, AM – Hoje, feriado estadual em homenagem a padroeira do Amazonas, Nossa Senhor da Imaculada Conceição, atividades religiosas  aconteceram na cidade, para comemorar a data, que culminou no final da tarde com a realização da tradicional procissão em homenagem a Virgem e missa campal, celebrada pelo arcebispo Dom Castriani, no cento da cidade, próxima a Igreja Matriz, no centro histórico de Manaus.

Aproximadamente 50 mil pessoas, demonstrando muito devoção e fé, acompanharam na tarde de hoje da procissão em comemoração aom dia consagrado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Amazonas.

Na romaria, a Arquidiocese esperava a participação de cerca de 80 mil pessoas, marca, que não foi alcançada, segundo a Polícia Militar do Estado.

Pagadores de promessas

A procissão, com dezenas de pagadores de promessas, começou às 17h, partindo da  Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja da Matriz. O trajeto incluiu as  Avenidas Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho, terminando na Avenida Eduardo Ribeiro, com a missa campal.

A aposentada Sebastiana Pereira, 74, participa há oito anos da procissão em homenagem à Nossa Senhora de Conceição. Pela terceira vez, Sebastiana levou o neto Miguel, de dez anos, para agradecer. “Participo para agradecer pela proteção de Nossa Senhora da Conceição nesse momento de coisas tão más. Temos que nos apegar a Deus e a ela”, afirmou Sebastiana, que também estava acompanhada do neto Mateus, de 19 anos.

A costureira Sidone Pereira, 49, acompanha a procissão de Nossa Senhora de Conceição há 20 anos. Desta vez, trouxe os netos de 1, 2 e 4 anos. “A gente teve muita graça. Meu marido quebrou a perna e fez promessa que voltaria andar sem cirurgia. Ele voltou a andar. Meu neto nasceu com infecção hospital e fiz promessa de trazê-lo se ele ficasse bom. Ele tem um ano e está participando”, contou Sidone.

A procissão percorreu várias ruas do centro da cidade

O casal  Raimundo Nonato Souza, 56, e Maria de Jesus Oliveira, 52, tem agradecido pela saúde de Raimundo. Em 2009, Raimundo trabalhava na Mineração Taboca, em Presidente Figueiredo, quando teve um desmaio e ficou nove horas em coma. “Pedi para Nossa Senhora pra curá-lo. Foi um milagre porque ele acordou. Passou três dias sem reconhecer ninguém. Hoje está bem”, disse Maria, contando que o companheiro teve um problema no coração à época.

Raimundo e Maria também trouxeram a neta Iasmin, de 11 meses, vestida de anjo em homenagem à Conceição.

Vendas

Romário Corrêa, 23, acompanhou a procissão e faturou vendendo banana frita. “Sempre participo das procissões. A venda está mais ou menos”, disse Romário, que vendia cada pacote de banana frita a R$ 2.

Paulo Lopes, 24, e Daiana Silva, 32, fazem parte de um grupo de oração da Comunidade Shalom, do Vieiralves, e se mobilizaram para arrecadar fundos. “Temos vários grupos espalhados pela procissão. Estamos aqui para tentar arrecadar fundos para o nosso retiro”, disse Paulo.

Os jovens vendedores ambulantes, aumentaram o faturamente com a venda de água no trajeto da procissão.

Trânsito 

O trânsito não foi interrompido nas vias ocupadas pela procissão. No momento da passagem dos fiéis, teve apenas interdições temporárias, monitoradas pelos agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Após a passagem dos fiéis, a via é liberada.

Catedral

Em Manaus, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada  pelos missionários Carmelitas em 1695, erguida no entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro.

A Catedral, além de ser uma Casa de fé do mundo católico, é tsmbém dos pontos turísticos  da capital amazonense.

Amazonianarede-D24Am

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.