Parintins, AM – O Porto de Parintins, a 369 km de Manaus, foi reaberto neste sábado (16/2) para as operações. A informação é da Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN).
A liberação foi após a vistoria e certificação de um Engenheiro Naval credenciado pelos órgãos reguladores do Porto e da fiscalização da Agência Fluvial de Parintins.
A autorização para a reabertura tinha sido dada nessa sexta-feira (3), depois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC) e Prefeitura de Parintins cumpriram todas as exigências da Capitania dos Portos.
De acordo com o site Portos e Navios, a primeira embarcação a utilizar o porto para desembarque foi a lancha “Estrela de Nazaré”, que trouxe entre os passageiros o prefeito Bi Garcia e o vice-prefeito Tony Medeiros.
Apara o secretário municipal de Obras, Mateus Assayag, disse que a reabertura é a volta a principal porta de entrada e saída dos parintinense e dos visitantes da cidade.
A reforma do porto elevou as treliças e corrigiu outras pendências constatadas. Todas as operações de embarque e desembarque estão liberadas.
Amazoninarede-RT