Primeira Semana da Saúde Feminina na CMM atende 633 mulheres

(Foto: Robervaldo Rocha – CMM)

A primeira Semana da Saúde Feminina atendeu de segunda (14) à sexta-feira (18), 633 mulheres, entre servidoras da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e moradoras do entorno da Casa Legislativa, com exames de ultrassonografia abdómen total, abdómen superior, pélvica, obstétrica, vias urinárias, transvaginal e mamografia.

Além de exames laboratoriais e papanicolau. Na próxima segunda, terça e quarta-feira (21, 22, 23), as servidoras ainda poderão realizar o exame de papanicolau.

Conforme a diretoria da escola do legislativo, Maria Enildes Gusmão, os exames mais procurados foram os de ultrassonografia e de mamografia com 241 e 173 exames, respectivamente.

Para a moradora do bairro Santo Antônio, Edineide Chaves, 35, a Semana da Saúde Feminina promovida pela CMM, deu oportunidade para as mulheres da comunidade realizarem os exames de forma prática e cômoda. “Nunca usei os serviços da Carreta, é a primeira vez. E achei bom demais poder me consultar aqui tão pertinho de casa. A Câmara está de parabéns”, destacou.

A servidora da Procuradoria da Casa, Yara Pereira, 40, realizou mamografia e transvaginal, e disse ter ficado bastante satisfeita com o atendimento médico. “Achei maravilhoso. Tudo muito rápido, prático e eficiente. Foi a primeira vez que usei a carreta e gostei muito”, afirmou.

Maria Enildes Gusmão informa ainda que os resultados dos exames começarão a ser entregues na próxima semana. “Semana que vem os exames laboratoriais serão entregues. Os exames de papanicolau em 15 dias”, explicou. Segundo Gusmão, as resultados dos exames serão entregues no Departamento de Saúde da CMM. E que cada servidora poderá levar seus exames ao seu médico de preferência.

Ela ainda adiantou que na próxima segunda, terça e quarta-feira (21, 22, 23), as servidoras que ainda não realizaram o exame de papanicolau, terão nova oportunidade. No entanto, apenas 25 fichas serão distribuídas em cada dia, sempre pela parte da manhã.

A ação realizada pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar (EVLA) em parceria com a Prefeitura de Manaus e com as Comissões de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Saúde e de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara, contou com os serviços oferecidos pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher, popularmente conhecida como ‘Carreta da Mulher’.

Na próxima semana, a Carreta da Mulher ficará disponível no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.