“Prévia do PIB” indica crescimento de 0,36% em outubro

Amazonianarede – Reuters

Manaus – Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira, indica um crescimento de 0,36% da economia brasileira em outubro na comparação ao mês anterior. O resultado veio melhor que a mediana das projeções de analistas, que mostrava alta de 0,20% no período.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br avançou em outubro 3,2% e, em 12 meses, acumula alta de 1,21%, de acordo com dados livres de influências sazonais. O indicador mostrou ainda recuperação em relação a setembro, quando o índice recuou 0,52%.

Já a alta no terceiro trimestre em relação ao segundo foi ligeiramente revisada para 1,14%, ante 1,15% divulgado anteriormente. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

O governo tem defendido que a economia começou a ganhar tração melhor neste final de ano, depois de o PIB ter crescido apenas 0,6% no terceiro trimestre, muito abaixo do esperado e deixando claro que a recuperação ainda era bem lenta. O resultado do trimestre passado veio com a pior retração dos investimentos em mais de três anos.

Outros indicadores também mostram que a economia pode estar ganhando mais força. Entre eles, as vendas no varejo, que cresceram em outubro pelo quinto mês seguido, com alta mensal de 0,8% ante setembro, no maior ritmo desde julho.

A produção industrial, setor que vinha mostrando maior dificuldade de recuperação devido à crise mundial, também voltou a crescer em outubro, 0,9% frente a setembro. Ainda assim, permaneceram sinais de que os investimentos no setor não estão se recuperando.

Pesquisa Focus do Banco Central nesta semana mostrou que o mercado estima crescimento de1,03% para 2012, acelerando para 3,5% em 2013.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.