Prevenção ao suicídio é tema de simpósio na ALE-AM nesta terça-feira

Em todos os momentos, a viada é mais importante

 

Em todos os momentos, a viada é mais importante
Em todos os momentos, a viada é mais importante

Amazonas – A Associação Amazonense de Psiquiatria (AAP) vai promover, em parceria com a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), nesta terça-feira, dia 13 de setembro, o Simpósio “Setembro Amarelo: Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio”, das 9h às 13h, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

As palestras serão ministradas pelo presidente da AAP, Cleber Naief, e pelo vice-presidente da entidade, Pablo Gnutzmann Pereira, e vão abordar os fatores de risco e as formas de prevenção ao suicídio.

O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da programação do Setembro Amarelo, movimento mundial para lembrar a importância da prevenção ao suicídio. O Amazonas ocupa o 11° lugar em casos de suicídios registrados no Brasil, que totaliza quase 12 mil por ano, cerca de 32 suicídios por dia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a data de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e incentiva ações durante todo o mês para disseminar informações sobre causas e formas de prevenção do suicídio. No Estado, o movimento também conta com apoio do Governo do Estado e parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e ALE-AM.

Como parte da programação em Manaus, a DPE-AM vai comandar, no dia 18 de setembro, panfletagem no calçadão da praia da Ponta Negra, das 9h às 12h, a com a participação da equipe de psicólogos e assistentes sociais da Defensoria Pública, membros da AAP e outros profissionais de saúde voluntários.

De acordo com a Associação Amazonense de Psiquiatria, 96% das pessoas que cometem suicídio sofriam de algum transtorno mental que poderia ter sido tratado e o suicídio, evitado.

Amazmnianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.