Presidentes dos TREs escreveram a Carta Eleitoral da Amazônia

Reunidos na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais da Amazônia, após ampla discussão, com a presença do ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral ( TST), escreveram a Carta Eleitoral da Amazônia que será encaminhada à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmem Lúcia.

O Tribunal Regional Eleitgoral do Amazonas foi representado no encontro pelo seu titular, desembargador Flavio Pascarell, com destacada participação.

O documento destaca oito tópicos importantes. Dentre eles estão as “peculiaridades das eleições na Amazônia, cuja área ocupa mais de 61% do território do país”, a realização da Biometria Eleitoral na região, as dificuldades de localidades mais distantes, como comunidades indígenas e ribeirinhas, além do tema “Eleições 2014”.

O presidente do TRE de Roraima, desembargador Gursen de Miranda, destacou a importância da convergência de opiniões acerca de temas que influenciam na prática o serviço prestado à população. “Indígenas, ribeirinhos, o ‘caboclo’ da Amazônia, todos têm o direito de votar e ser votado”, disse.

Coordenações regionais

O presidente do TRE do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, adiantou a intenção de criar coordenações regionais. “Cada região terá um coordenador para reunir com os demais presidentes. Nos Encontros Nacionais do Colégio de Presidentes tudo se tornará mais rápido e mais objetivo”, explicou.

O documento foi assinado pelo presidente do TRE de Roraima, Gursen De Miranda, presidente de TRE do Amazonas, Flávio Pascarelli (que também é o presidente do Colégio de presidentes dos TRE’s do Brasil), Bernardo Rodrigues, presidente do TRE do Maranhão, Leonardo Tavares, presidente do TRE do Pará, André Pozeti, jurista representando o TRE do Mato Grosso, Ivanira Borges, presidente do TRE de Rondônia, Jacqueline Adorno, presidente do TRE de Tocantins e Cassius Clay, jurista representante do TRE do Amapá.

(Amazonianarede – Assessoria)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.