Prefeitura retira 14 pessoas em situação de rua do Largo do Mestre Chico

20-08creasManaus – Quatorze pessoas em situação de rua, que estavam morando no Largo do Mestre Chico, na zona Sul de Manaus, foram retiradas do local no fim da manhã desta quarta-feira, 19. A ação foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).
A secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, acompanhou a ação e informou que todos os 14 foram encaminhados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). “Eles vão passar por uma triagem, receber alimentação, roupas e ajuda para retirar documentos até que sejam reinseridos na sociedade. Muitos, infelizmente, vieram de outros Estados tentar uma vida melhor em Manaus e, por algum problema, acabaram vindo para a rua, envolveram-se com drogas e ficaram nesta situação”.

Todos os abordados aceitaram ir para o Centro POP, localizado na rua Silva Ramos. Um deles é Carlos Alberto Lima, 42, que saiu de Belém-PA em busca de emprego na cidade, mas sem formação escolar acabou indo morar embaixo da Ponte Benjamin Constant, na Avenida Sete de Setembro. Nesta situação, Carlos acabou perdendo os documentos pessoais e aceitou a ajuda da prefeitura para ir ao Centro POP, onde receberá encaminhamento para retirar os documentos necessários e voltar para Belém.

“Gostei da iniciativa da prefeitura. Eu vim do Pará para tentar algo melhor, mas acabei me envolvendo com drogas e vim parar nas ruas. Tenho que aproveitar essa oportunidade e tentar voltar para lá”, disse, ressaltando que está há sete meses em Manaus.

A ação de abordagem foi feita pelo Centro de Departamento de Proteção Especial (DPSE) da Semasdh e contou com assistentes sociais e abordadores.

Só este ano, 91 moradores em situação de rua passaram pelo Centro POP e SAI Amine Daou, que recebem casos como estes. Atualmente, 34 moradores cadastrados estão sendo acompanhados pela Semasdh.

Texto: Mário Marinho – Foto: Diego Caja

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.