A Prefeitura de Manaus pretende concluir os trabalhos na ponte de São Jorge, zona Oeste, sentido centro/bairro até o final de maio. Os trabalhos no trecho são realizados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que trabalha em ritmo acelerado para a conclusão da segunda etapa de revitalização da estrutura que passa sobre o igarapé da Cachoeira Grande. Já estão concluídos os serviços de concretagem do tabuleiro e todo o reforço estrutural da parte superior da obra.
A ponte mede 51,90m de comprimento e 8,30m de largura. Os trabalhos deste lado da estrutura seguem os mesmos padrões da primeira etapa. Porém, esta ponte é dez anos mais antiga que a outra, da rua Arthur Bernardes, onde foi realizada a primeira etapa da obra, entregue em novembro do ano passado.
Na ponte de São Jorge já foram realizados os serviços de demolição do pavimento asfáltico e reforço estrutural dos blocos de fundação das vigas longitudinais, transversais e tabuleiro. Ao todo, aproximadamente 30 homens estão trabalhando na obra.
A passarela e os arcos estão sendo confeccionados fora do canteiro de obras e, a partir do dia 15 de maio, começará a instalação dessa estrutura metálica. A passarela metálica será suspensa e terá 1,20m de passeio e guarda corpo em tubo de aço galvanizado, seguindo a norma regulamentadora.
A ponte passará ainda por uma ampliação em seu antigo passeio, além de oferecer faixas mais largas para os condutores. Para ornamentar a estrutura, além das estruturas metálicas em forma de arco dos dois lados, a ponte contará com iluminação de led. A praça em frente à ponte também será revitalizada e receberá nova iluminação.
Fonte: Semcom