Prefeitura lança pacote de modernidade para facilitar a vida do cidadão

22-12arturA Prefeitura de Manaus lançou, nesta segunda-feira, 22, um pacote de modernidade que facilitará o dia a dia dos titulares de empresas ou pessoas físicas que procuram atendimento junto ao fisco municipal.

O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo secretário municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Ulisses Tapajós, durante coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural Palácio Rio Branco, no Centro.

Segundo o prefeito, a meta é colocar a Prefeitura de Manaus entre as cinco secretarias municipais de finanças mais eficientes do Brasil. “A ideia é acabar, começando pela Semef, com a papelada da prefeitura e, com isso, almejar arrecadações melhores, atendimento mais digno e mais rápido para os cidadãos, além de colocar Manaus na era digital. Nós queremos transparência máxima, cada vez mais, conquistando a confiança do contribuinte. Assim, ele vai atrasar menos ou não atrasar o pagamento de seus tributos, por confiar que isso se reverterá em melhorias para sua vida”, destacou.

A partir de agora, o cidadão contará com novas ferramentas que tornarão muito mais ágeis e transparentes os serviços oferecidos pela Semef. Com o novo portal semefatende.manaus.am.gov.br, o contribuinte terá uma via de acesso mais rápida para se inteirar sobre qualquer trâmite junto à secretaria de finanças do município. Além disso, também foram criados os serviços deCall Center, por meio do telefone 156, e o aplicativo para celulares Semef Mais. Com as novas medidas adotadas, a prefeitura espera aumentar em R$ 40 milhões a arrecadação municipal.

“Nós investimos ao longo do ano cerca de R$ 5 milhões no desenvolvimento de todo esse trabalho, na melhoria dos nossos hardwares e na aquisição de alguns softwares. Com isso, esperamos crescer a nossa arrecadação em, pelo menos, R$ 40 milhões. Quanto mais modernizarmos Manaus, e 2015 será um ano de muito investimento nas áreas de infraestrutura, gestão e modernização, mais o cidadão manauara ficara contente com a nossa administração participando das transformações e sugerindo melhorias”, afirmou Ulisses Tapajós.

Semef Atende

O novo portal de serviços da Semef oferece mais de 150 serviços ao cidadão, como emissão de guias de pagamentos para taxas e impostos municipais, consultas de débitos, emissão de Certidão Negativa de Débitos (CNDs), formalização de processos e agendamento eletrônico. Esse último permite que o contribuinte marque seu atendimento presencial antecipadamente, evitando filas e reduzindo o tempo de espera nas centrais de atendimento.

Caso haja alguma dúvida quanto aos serviços online, o contribuinte poderá acessar a qualquer momento a opção de atendimento via web chat, onde um servidor especialmente treinado poderá prestar quaisquer esclarecimentos.

As solicitações poderão ser realizadas em forma de autoatendimento, via acesso rápido aos sistemas disponíveis ou por meio da formalização de processo digital. Para este, é necessário que o contribuinte interessado faça um credenciamento prévio para obter login e senha, caso não possua certificado digital. Depois é só validar seus dados na Central do Semef Atende – na rua Japurá, no 493, Praça 14 – ou em qualquer posto do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

Call Center

Outra novidade é a linha exclusiva para orientação dos contribuintes da Prefeitura de Manaus. Discando o número 156 de qualquer telefone fixo ou celular de qualquer operadora, o cidadão terá atendimento rápido e personalizado. São vários atendentes dispostos a tirar dúvidas dos usuários do serviço público fazendário.

Semef Mais

Com o Semef Mais, os contribuintes pessoas jurídicas poderão acompanhar toda sua vida tributária por meio desse aplicativo. Inicialmente, a prefeitura disponibiliza o sistema para usuários da plataforma Android. Até o primeiro trimestre de 2015, o aplicativo também estará disponível para o sistema iOS, utilizado nos iPhones.

O link para download do aplicativo poderá ser acessado por meio da página da Semef na internet (http://semef.manaus.am.gov.br). Para acesso, o contribuinte também deverá fazer um cadastro prévio e liberar seu login nas centrais de atendimento da Semef.

Fim do papel

Para dar suporte a essas modernidades, a Prefeitura de Manaus implementou nas suas bases de atendimento presencial o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), no qual todo processo solicitado pelo contribuinte e todo documento produzido internamente serão digitais.

Com o novo sistema implementado, a utilização de papeis será reduzida de forma drástica, o que assegurará uma tramitação mais rápida dos processos, isenta de extravios, com total transparência e gerenciamento online. Sem contar com o quesito sustentabilidade, que ganha força na prefeitura.

Além do Siged, foi implementado ainda o sistema de acompanhamento das metas online por meio de um Business Inteligence (BI). Assim os gestores da fazenda municipal poderão monitorar suas metas de arrecadação diariamente por notebooks, tablets e até mesmo por smartphones.

Texto: Alita Falcão (Semcom) e Anderson Farias (Semef)
Foto: Karla Vieira (Semcom)

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